Segurança em duas rodas: Honda planeja airbags para todas as motos até 2050

Segurança em duas rodas: Honda planeja airbags para todas as motos até 2050 Foto: Honda / Divulgação

A Honda, conhecida por suas inovações em segurança automotiva, foi pioneira ao equipar sua moto de luxo, a Honda Gold Wing – a 1ª e única com airbag, com esta tecnologia salvadora de vidas em 2006. O compromisso da Honda com a segurança é mais uma vez evidenciado em seus planos ambiciosos de expandir a tecnologia de airbags para motos Honda a toda sua linha até 2050.

Quando pensamos em segurança veicular, os carros geralmente recebem mais atenção devido à sua predominância no tráfego e à percepção de maior vulnerabilidade das motocicletas em acidentes.

Contudo, a Honda está desafiando esse paradigma com suas contínuas inovações. Originalmente lançado na Honda Gold Wing, o airbag para motos foi um marco notável. Desde então, a empresa não parou de evoluir este sistema, adaptando-o para ser mais compacto e eficiente, mantendo o foco na proteção integral do motociclista.

Diferente dos airbags de automóveis, onde o ocupante é protegido dentro de uma estrutura fechada, os airbags para motos Honda necessitam de um design que contemple a dinâmica única de um motociclista.

O airbag não deve apenas inflar, mas também envolver o piloto de forma a maximizar a absorção do impacto, uma inovação que poderia se expandir para modelos mais acessíveis e populares como a Honda VTR 250.

Desafios e soluções na implementação

A implementação de airbags em motocicletas enfrenta obstáculos notáveis, principalmente devido à necessidade de um sistema que seja eficaz sem comprometer a estética ou a funcionalidade da moto. O design deve ser suficientemente robusto para operar corretamente após anos sem uso e ainda assim permanecer econômico.

Isso envolve a simplificação do sistema para reduzir custos, uma abordagem que está em linha com o objetivo de segurança acessível para todos.

O recente desenvolvimento foca em um sistema onde o airbag, ao ser ativado, protege o piloto abraçando-o” e permanece com ele, mesmo se ele se deslocar da moto após um acidente. Esse design inovador visa garantir que, no momento do impacto, o motociclista esteja o mais seguro possível, sem restringir sua liberdade de movimento antes ou depois de um acidente.

O objetivo da Honda de eliminar fatalidades envolvendo suas motocicletas até 2050 é tanto audacioso quanto inspirador

A inovação constante nos airbags para motos Honda desempenha um papel crucial nessa visão, destacando a importância de adaptar tecnologias existentes para novos usos e circunstâncias. A integração de tecnologias de segurança provenientes do mundo automotivo, como ABS e controle de tração, complementa o desenvolvimento dos airbags, criando um ambiente de condução muito mais seguro para os motociclistas.

A decisão de investir em pesquisa e desenvolvimento, como evidenciado pelo protótipo de airbag em uma scooter PCX apresentada no “Honda Meeting”, reitera o compromisso da Honda com a segurança e a inovação.

Ao alinhar a funcionalidade com o design estético e operacional, a Honda está pavimentando o caminho para uma revolução na segurança das motocicletas.

Honda CB 150R: Eficiência e acessibilidade no mercado brasileiro

A Honda CB 150R chega ao mercado brasileiro como uma promessa de eficiência e acessibilidade, estabelecida para substituir a popular Titan 160. Com um preço inicial impressionante de R$ 7,6 mil sem impostos, esta motocicleta não é apenas acessível, mas também excepcionalmente econômica, prometendo fazer até 40,5 km/l.

Essa combinação de baixo custo inicial e eficiência no consumo de combustível posiciona a CB 150R como uma opção atraente para um amplo espectro de consumidores brasileiros, desde os mais jovens até os mais experientes motociclistas que buscam uma opção econômica e confiável para a mobilidade diária.

Além de seu apelo econômico, a Honda CB 150R é estrategicamente importante para a Honda, pois reflete a adaptação da marca às necessidades e expectativas do mercado brasileiro. A motocicleta avança com características melhoradas, incluindo um design mais moderno e funcionalidades que são alinhadas com os padrões globais de desempenho e segurança da Honda.

Isso é consistente com o compromisso da Honda em oferecer tecnologia avançada e acessível, mantendo-se na vanguarda da inovação no segmento de duas rodas.

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Sobre o Autor

Ana Paula Araújo

Ana Paula Araújo escreve no Cultura Ambiental nas Escolas sobre meio ambiente, sustentabilidade, energias renováveis e suas implicações, veículos elétricos e as principais novidades do setor.

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