Teste feito com caminhão elétrico da Mercedes mostra que o calor não será um problema para os futuros caminhoneiros
Caminhão elétrico eActros 600 da Mercedes-Benz foi submetido a testes rigorosos em ambiente com temperaturas de até 45°C.
O futuro dos veículos de carga está se eletrificando, e os engenheiros da Mercedes-Benz estão tomando medidas rigorosas para garantir que seus caminhões elétricos sejam tão resilientes quanto os modelos a diesel.
Recentemente, o caminhão elétrico eActros 600 da marca foi submetido a testes severos em condições climáticas extremas, provando que o calor intenso não será um problema para os futuros operadores desses veículos.
eActros 600 enfrenta o calor de até 45°C com sucesso
A equipe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks levou o eActros 600 para Andaluzia, no sul da Espanha, onde as temperaturas frequentemente atingem os 45°C. Durante um período de cinco semanas, o veículo elétrico foi posto à prova em várias frentes, desde o funcionamento eficaz do sistema de climatização até a gestão térmica das baterias e o desempenho da propulsão elétrica.
Konrad Götz, o vice-chefe de testes globais da Mercedes-Benz, destacou: “O eActros 600 não apenas suportou, mas se saiu excepcionalmente bem nos testes rigorosos.”
Além da climatização eficiente, o eActros 600 foi submetido a medições durante recargas em estações de carregamento rápido. O caminhão elétrico demonstrou excelentes capacidades em todas as métricas. Ele vem equipado com três conjuntos de baterias de fosfato de ferro e lítio, totalizando mais de 600 kWh de capacidade.
Com dois motores elétricos gerando até 400 kW de potência, o eActros 600 promete ser um colosso elétrico na estrada.
O modelo foi projetado para oferecer uma autonomia de aproximadamente 500 km com uma única carga e atingir níveis de recarga entre 20% e 80% em apenas meia hora. Além disso, a expectativa é de que o veículo opere eficazmente por cerca de 1,2 milhão de km ao longo de uma década.
Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 será lançado em outubro de 2023
O lançamento mundial do eActros 600 está programado para 10 de outubro, com a produção em massa prevista para iniciar em 2024. Este marco representa um avanço significativo para o setor de veículos elétricos comerciais, que busca cada vez mais soluções sustentáveis.
Após o sucesso do teste de calor, a Mercedes-Benz está ansiosa para avançar para a próxima fase, que envolve testar o caminhão em condições de operação do dia-a-dia com seus clientes. Este é um passo crítico na validação final do eActros 600 como um veículo confiável, eficiente e ambientalmente responsável.
O teste espanhol se seguiu a avaliações prévias no rigoroso clima invernal da Finlândia, onde o caminhão também exibiu um desempenho robusto. Tudo isso contribui para um quadro cada vez mais claro: o futuro é brilhante para a Mercedes-Benz e para os veículos elétricos como um todo.
Electrolux começa a fazer entregas com caminhão elétrico produzido no Brasil
Enquanto a Mercedes-Benz se prepara para uma revolução global no setor de caminhões elétricos, a Electrolux Group no Brasil não está ficando para trás. A empresa ampliou recentemente suas estratégias de sustentabilidade ao incorporar um caminhão elétrico movido a energia solar à sua frota de São Paulo.
Esta iniciativa é uma parceria com a Hitech Electric e é gerida pela transportadora Ecolog. Equipado com uma bateria WEG, LFP, o veículo pode ser carregado em tomadas comuns de 110 ou 220V, e requer um tempo médio de cinco horas para atingir a carga completa.
O novo veículo de entregas da Electrolux, além de ser elétrico, é potencializado por energia solar. Com uma autonomia padrão de até 280 km, o caminhão ganha um adicional de 20% na autonomia quando exposto à luz solar por um período entre 10 e 12 horas, graças a uma placa fotovoltaica de 400W.
A iniciativa da Electrolux, que já planeja adicionar mais dois caminhões elétricos à sua frota nos próximos meses, representa um passo significativo na redução das emissões de carbono, especialmente quando se considera que o setor de transportes é um dos maiores contribuintes para as emissões de CO2 em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Sobre o Autor
0 Comentários