Uma solução revolucionária para baterias de carros elétricos pode estar surgindo em Minas Gerais

Uma solução revolucionária para baterias de carros elétricos pode estar surgindo em Minas Gerais Fonte: Battery Industry/Divulgação
Publicidade

Uma solução revolucionária para os carros elétricos pode estar surgindo em Minas Gerais, a diminuição expressiva do tempo necessário para recarregar suas baterias. A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) está trabalhando em pesquisas que buscam o uso do nióbio nas baterias de automóveis totalmente elétricos.

O poder do nióbio nas baterias dos veículos elétricos

O nióbio, extraído da mina de pirocloro da CBMM em Araxá, tem o potencial de transformar as baterias de lítio usadas nos carros elétricos. A adição desse metal possibilita recargas extremamente rápidas, criando a expectativa de que, até 2030, os carros elétricos possam ser “reabastecidos” com a mesma rapidez que encher um tanque de combustível nos postos atuais.

Publicidade

“O nióbio nos permite melhorar a segurança da bateria e realizar recargas com potências muito mais altas. Estamos falando de apenas 10 minutos para carregar completamente a bateria”, revela Érico França, especialista em desenvolvimento de mercado da CBMM, em entrevista exclusiva ao Autotempo.

Atualmente, nem mesmo os veículos elétricos de marcas prestigiosas como Audi, Mercedes e Porsche conseguem alcançar essa eficiência na recarga. O SUV Xpeng G9, comercializado na China por cerca de R$ 230 mil, é famoso por ter a recarga mais veloz do mundo, atingindo 80% da carga da bateria em 15 minutos com um dispositivo especial de 480 kW.

Publicidade

O Nióbio indo além do setor siderúrgico

Até agora, o nióbio tem sido utilizado principalmente na indústria do aço, deixando ligas mais leves e duráveis. No entanto, seu emprego nas baterias de nióbio para veículos elétricos pode ampliar significativamente sua aplicação e impacto.

Diante da crescente procura por automóveis elétricos devido às legislações ambientais cada vez mais exigentes, a previsão da CBMM é que os primeiros carros com baterias de nióbio mais eficazes e recargas super-rápidas sejam lançados ainda neste decênio.

Publicidade

O potencial das baterias de nióbio

O avanço das baterias de nióbio pode solucionar um dos principais obstáculos enfrentados pelos carros elétricos: o tempo de recarga das baterias. Com a possibilidade de recargas muito rápidas e maior eficiência, o nióbio pode ter um papel crucial na promoção da adoção de veículos elétricos globalmente.

Assim, os avanços nos estudos da CBMM acerca da aplicação do nióbio nas baterias de veículos elétricos representam um passo animador para superar as limitações atuais e acelerar a transição rumo a um futuro mais ecológico e menos dependente de combustíveis fósseis.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *