Uma turbina eólica inovadora projetada para uso residencial acaba de chegar ao mercado e tem potencial para gerar 1.500 quilowatts-hora (kWh) de eletricidade

Uma turbina eólica inovadora projetada para uso residencial acaba de chegar ao mercado. Tem potencial para gerar 1.500 quilowatts-hora (kWh) de eletricidade. FONTE: The Archimedes

Uma empresa chamada Archimedes, com sede na Holanda, surgiu com uma turbina de energia eólica que pode ser usada em residências. O modelo tem a forma de um parafuso, e sua característica mais notável é que opera com um nível sonoro que não ultrapassa os 48 decibéis.

Os avanços e descobertas mais significativos da ciência ocorrem quando ideias simples são transformadas em coisas que podem desempenhar suas funções pretendidas. Dessa forma, a empresa holandesa The Archimedes desenvolveu uma turbina eólica inovadora que pode ser instalada em residências convencionais. 

Esta turbina eólica tem capacidade para produzir 1.500 quilowatts-hora (kWh) de energia por ano com uma velocidade de vento de 5 metros por segundo, o que equivale a 18 quilômetros por hora. Ele pode ser adquirido no site da empresa por cerca de US $45.000. Recebeu o apelido de Liam F1 Urban Wind Turbine (UWT) e funcionava como um gerador de energia eólica inteligente.

Obtenha uma compreensão prática da operação da turbina eólica projetada para uso residencial no vídeo a seguir

Para dar uma noção da dimensão do projeto, uma casa típica consome cerca de 30 kWh por dia, o que equivale a 900 kWh por mês e 11.000 kWh por ano. Em locais com níveis moderados a altos de vento, uma única turbina eólica Liam F1 tem o potencial de atender a mais de 10% das necessidades anuais totais de energia de uma casa.

É um aerogerador para uso residencial com o objetivo principal de atender um grande número de residências em todo o mundo, sendo que o maior modelo que já está disponível no mercado tem o dobro do tamanho do anterior. Também gera mais energia, atingindo uma média de 7,5 kWh por ano. O design engenhoso desta pequena turbina eólica é o que realmente me impressiona com o quão fantástica ela é.

O rotor em forma de espiral ou parafuso do modelo, que aponta sempre na direção do vento e converte toda a energia cinética produzida em energia mecânica e, consequentemente, em eletricidade. Tanto o conhecido conceito do parafuso de Arquimedes quanto o moinho de vento, que é um dos edifícios mais onipresentes na paisagem holandesa, serviram como fontes de motivação para a criação da turbina eólica que pode ser usada em um ambiente doméstico.

O peso da pequena turbina eólica é de cerca de 100 kg.

A empresa fabricante responsável pelo equipamento destaca que ele é mais eficaz do que uma pá de hélice típica e que seu funcionamento com baixo ruído é mantido sempre abaixo de 48 decibéis (dB). Como as pás do equipamento são produzidas com chapas planas, que produzem menos ruído, o silêncio é um dos atrativos do equipamento.

O aerogerador residencial, que tem a aparência geral de uma rosa e pode ser erguido no telhado de qualquer estrutura com relativa facilidade, é uma fonte de energia renovável. O modelo tem diâmetro de apenas 1,5 metro e foi criado especificamente para instalações em telhados de residências e outras estruturas.

A turbina eólica pesa um total de cem quilos, e a empresa enfatiza o fato de que a tecnologia pode ser integrada a outros tipos de fontes renováveis de energia, como a energia solar e sistemas de armazenamento de energia. O objetivo final da empresa é desenvolver uma turbina eólica para uso residencial que permitirá que as residências se tornem independentes de energia por meio da integração de muitas fontes alternativas de energia.

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile