White Martins: São Paulo recebe nova usina de hidrogênio verde

White Martins: São Paulo recebe nova usina de hidrogênio verde Foto: White Martins / Divulgação

A White Martins anunciou recentemente a instalação de sua segunda usina de hidrogênio verde em São Paulo. Este avanço não é apenas uma expansão das operações da empresa; representa um marco significativo para a sustentabilidade e para a indústria de energia limpa na América do Sul.

Com a previsão de entrar em operação em 2025, esta planta promete revolucionar o setor industrial com uma fonte de energia sustentável e eficiente.

Localizada em Jacareí, uma cidade estratégica no coração de São Paulo, a nova usina utiliza um eletrolisador alcalino pressurizado de 5 megawatts. Esta tecnologia não apenas assegura a eficiência na produção de hidrogênio como também garante que toda a energia utilizada seja proveniente de fontes renováveissolar e eólica.

O que diferencia essa usina é seu compromisso com a sustentabilidade, pois todo o hidrogênio produzido será certificado de forma independente, garantindo que os padrões mais altos de produção ecológica sejam mantidos.

A escolha de Jacareí como local para esta usina não é coincidência

A região já possui uma infraestrutura industrial sólida, e a proximidade com a Cebrace, a fabricante de vidros que será uma das principais consumidoras do hidrogênio verde, otimiza a logística e reduz ainda mais o impacto ambiental.

A Cebrace usará o hidrogênio para reduzir significativamente as emissões de CO2 de seus fornos de fusão de vidro, exemplificando o potencial do hidrogênio verde como substituto limpo para combustíveis fósseis em processos industriais intensivos.

White Martins não se limita a fornecer para o mercado de São Paulo; a usina também servirá clientes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O alcance expandido dessa operação é crucial, pois demonstra o potencial do hidrogênio verde de se integrar a diferentes mercados e setores, desde a metalurgia até a indústria química e alimentícia.

Essa expansão é uma peça chave na estratégia da empresa de fomentar a economia de baixo carbono e ajudar outras empresas a alcançarem seus objetivos de descarbonização.

Inovação no transporte de hidrogênio

Além disso, a infraestrutura projetada inclui a substituição do transporte de hidrogênio por carretas por um sistema de gasodutos, o que reduzirá ainda mais as emissões associadas ao transporte do combustível. Este aspecto sublinha a visão holística da White Martins em considerar todos os componentes da cadeia de valor do hidrogênio verde, desde a produção até o consumo final.

Gilney Bastos, presidente da White Martins e da Linde na América do Sul, enfatiza que esta iniciativa é um pilar em seu compromisso de apoiar a transição energética brasileira. Com uma produção certificada e sustentável de hidrogênio verde, a White Martins não apenas lidera pelo exemplo, mas também estabelece um novo padrão para a indústria global de gases industriais.

Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

O hidrogênio verde, um combustível revolucionário na luta contra as mudanças climáticas, é produzido através da eletrólise da água. Este método usa energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, para separar o hidrogênio do oxigênio contido na água.

Diferentemente dos métodos tradicionais de produção de hidrogênio que dependem de combustíveis fósseis, o hidrogênio verde não emite dióxido de carbono ou outros poluentes durante sua produção, tornando-o uma alternativa energética limpa e sustentável.

A importância do hidrogênio verde se destaca especialmente na capacidade de descarbonizar setores onde outras formas de eletrificação são desafiadoras ou inviáveis, como em certas indústrias pesadas (aço, cimento) e em modos de transporte de longo alcance (aéreo e marítimo).

Além disso, sua capacidade de armazenar energia de fontes intermitentes o torna fundamental na transição para uma matriz energética mais verde. Assim, ele desempenha um papel crucial na redução das emissões globais de carbono, contribuindo significativamente para os esforços de mitigação das mudanças climáticas.

Tags: | | |