Bateria de carro elétrico da China despenca no meio do asfalto deixando o veículo imóvel imediatamente
O incidente aconteceu com um Cao Cao 60 EV, um carro elétrico que conta com um sistema de troca rápida de bateria.
O Cao Cao 60 EV, um SUV elétrico fabricado pela divisão de veículos elétricos do Grupo Geely, tornou-se o protagonista de um incidente inusitado nas vias chinesas. O automóvel, projetado para uso em serviços de compartilhamento de carro, perdeu sua bateria enquanto estava em movimento.
Como pode ser visto no vídeo a seguir, a bateria do carro elétrico, desacoplada do veículo, acabou abandonada no meio do asfalto, fazendo com que o carro se imobilizasse instantaneamente.
O incidente com o Cao Cao 60 EV chamou atenção para os desafios associados ao sistema de troca de bateria nos veículos elétricos na China. O evento gerou questionamentos sobre os padrões de segurança na indústria de veículos elétricos.
Como é o sistema de troca de bateria do carro elétrico
O veículo em questão possui um sistema de troca de bateria que é pouco comum na indústria, mas que foi anunciado pela Geely como altamente seguro. A bateria, que é fornecida pela CATL e que ostenta uma autonomia de até 415 km de acordo com os padrões chineses, é projetada para ser substituída rapidamente. No entanto, foi justamente durante este processo que o problema ocorreu.
A Geely, empresa mãe do Cao Cao 60 EV, garantiu anteriormente que seus procedimentos de segurança são três vezes mais rigorosos do que os padrões da indústria chinesa. Isso inclui testes como submergir a bateria de carro elétrico em água a uma profundidade de 30 cm por meia hora, além de realizar mais de 10.000 verificações na operação de substituição de bateria.
Mesmo com essas precauções, o fato da bateria ter despencado no meio do asfalto enquanto o veículo estava em movimento, lançou dúvidas sobre a eficácia destes rigorosos protocolos de segurança.
A Importância da Segurança da Bateria de Carro Elétrico na Indústria
O episódio com o Cao Cao 60 EV sublinha os desafios crescentes na indústria de veículos elétricos, especialmente no que diz respeito à segurança e confiabilidade da bateria de carro elétrico. Como a popularidade dos EVs continua a crescer, é crucial que os fabricantes revisitem e fortaleçam seus padrões de segurança para evitar falhas que possam colocar tanto os motoristas quanto os pedestres em risco.
Este incidente serve como um alerta para a indústria automobilística, tanto na China quanto globalmente, para reforçar a segurança nos sistemas de baterias e outros componentes de veículos elétricos.
No Brasil, um projeto exige mais segurança em relação a baterias dos carros elétricos
O Projeto de Lei 915/23 em análise na Câmara dos Deputados coloca o Brasil em sintonia com a busca global por maior segurança nos veículos elétricos, enfocando especialmente a proteção em relação às baterias.
A legislação proposta exige a instalação de uma série de itens de segurança, incluindo sistemas automáticos de desligamento da bateria em casos de colisão, indicadores luminosos de energia da bateria após acidentes ou incidentes como o que aconteceu com o Cao Cao 60 EV, e dispositivos de corte manual de energia, que serão previamente comunicados às autoridades de resgate.
O autor da proposta, deputado Juninho do Pneu, ressalta a equiparação da importância dos itens de segurança em carros elétricos com qualquer outro tipo de veículo. Suas palavras ecoam a crescente conscientização sobre a necessidade de manter a integridade dos sistemas de baterias, que são o coração dos veículos elétricos.
Proteger as baterias contra riscos como sobrecarga, curto-circuito e superaquecimento não apenas contribui para a segurança dos ocupantes, mas também impulsiona a confiança dos consumidores na transição para veículos elétricos.
Sobre o Autor
0 Comentários