A JAC Motors está começando a exportar um grande lote de veículos elétricos com baterias de sódio para a América Latina Foto: Inside EVs / Reprodução

A JAC Motors, conhecida por sua inovação em veículos elétricos (VEs), está lançando um grande lote de VEs equipados com a nova tecnologia de baterias de sódio para a América Latina. Esta tecnologia, embora tenha uma densidade energética um pouco inferior às baterias de íon de lítio, oferece custos mais acessíveis e melhor desempenho em condições climáticas adversas. Este avanço tem o potencial de acelerar a adoção em massa de VEs.

Sob a parceria estratégica com a Volkswagen, a JAC introduziu a marca Yiwei. Este lançamento destaca a colaboração entre grandes players do setor automotivo, incluindo o governo chinês. O Yiwei EV, um modelo hatchback elétrico, demonstra uma autonomia impressionante de 252 km com uma capacidade de bateria de 25 kWh.

O Yiwei 3, revelado inicialmente no Salão do Automóvel de Xangai, inicialmente usava uma bateria de lítio LFP. A versão mais recente, com células cilíndricas de sódio-íon fornecidas pela HiNA Battery, promete uma combinação de estabilidade e desempenho aprimorados. Este modelo apresenta uma configuração modular de bateria em forma de colmeia, similar à tecnologia CTP da CATL e à tecnologia Blade da BYD.

As baterias de sódio, apesar de serem menos comuns que as de lítio, estão ganhando terreno devido ao seu preço mais acessível, segurança aprimorada e desempenho robusto em temperaturas extremas

Esta escolha da JAC Motors reflete um compromisso com soluções mais econômicas e sustentáveis para o futuro da mobilidade elétrica.

Este movimento da JAC Motors para exportar veículos elétricos com baterias de sódio para a América Latina é um passo significativo no mercado automotivo, marcando um avanço tanto tecnológico quanto estratégico na expansão global da empresa.

Ascensão dos veículos elétricos na América Latina: Mercado em crescimento e potencial para inovação

O cenário dos veículos elétricos (VEs) na América Latina está crescendo significativamente, impulsionado por diversos fatores, incluindo a conscientização ambiental e os altos preços dos combustíveis. Em 2021, a região registrou cerca de 25.000 VEs vendidos, mais do que dobrando o nível de 2020.

Apesar de as vendas ainda representarem uma pequena fração em comparação com mercados mais maduros como Europa, China e Estados Unidos, o mercado latino-americano está se expandindo rapidamente.

O Brasil emerge como um líder regional nesse setor, sendo o principal mercado de VEs na região, seguido pelo México. Em 2021, o Brasil vendeu o maior número de unidades, com 13.000 VEs, enquanto a Costa Rica liderou em termos percentuais, com 2,7% de todas as vendas de carros sendo modelos elétricos.

O México é o único país latino-americano que fabrica VEs, direcionando parte da sua produção também para exportação, principalmente para os Estados Unidos.

Em relação aos tipos de VEs, os veículos elétricos a bateria (BEVs) dominaram o mercado latino-americano em 2023, especialmente em ambientes urbanos, devido à sua natureza de zero emissão e ao apelo junto a consumidores conscientes ambientalmente.

Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) estão crescendo rapidamente, oferecendo uma combinação de motor elétrico e motor de combustão interna, sendo uma opção atrativa para consumidores que buscam um equilíbrio entre alcance elétrico e a conveniência de um motor de combustão como reserva.

Os veículos elétricos híbridos (HEVs), que operam com motores elétricos e de combustão interna mas não requerem carregamento externo, continuam populares entre consumidores que estão em transição para a mobilidade elétrica, especialmente em áreas onde a infraestrutura de carregamento ainda é limitada.

O mercado de VEs na América Latina está previsto para crescer a um CAGR de 14,32% de 2024 a 2030, alcançando quase US$ 2,81 bilhões (aproximadamente R$ 14,75 bilhões) até 2030. Este crescimento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo incentivos governamentais, consciência ambiental crescente e a expansão da infraestrutura de carregamento.

Esses dados demonstram um cenário promissor para a expansão dos veículos elétricos na América Latina, com potencial significativo para crescimento contínuo nos próximos anos.

Com informações: BlogAuto; Argus Media; MMR; BoolmbergNEF.

Tags: | | | | | | | |