As principais inovações no setor de carros elétricos até agora

As principais inovações no setor de carros elétricos até agora Carros elétricos (Créditos: iStock)

Montadoras já criaram carros elétricos com painéis fotovoltaicos e até mesmo carros com papelão 

Publicidade

Os carros elétricos são apontados hoje como uma solução alternativa para o uso de combustíveis fósseis, que estão entre os principais causadores do efeito estufa e do aquecimento global.

Ainda que existam estudos de outros tipos de combustíveis, como o etanol, no caso brasileiro, os veículos movidos à energia elétrica apresentam a versatilidade buscada pelas montadoras, já que podem se adaptar a diferentes tipos de clima ao redor do mundo.

Publicidade

Com a possibilidade de inovar, as fabricantes de veículos investem em diversas pesquisas para alcançar tecnologias que façam sentido, permitindo a produção em massa desses modelos, ao mesmo tempo que ajudam a tornar a fabricação mais barata.

Quanto custa um carro elétrico no Brasil

 Um levantamento da revista AutoEsporte, feito neste ano, revelou que os modelos mais baratos de carros elétricos no país estão por volta de R$ 146 mil. Por esse valor, é possível encontrar modelos mais simples, com apenas 65 cv e 11,5 kgfm, indicados especialmente para uso urbano. 

Publicidade

Os modelos mais simples de carro elétrico disponíveis no Brasil podem rodar até 298 km na cidade, segundo o Inmetro. Com isso, eles são boas alternativas para quem faz um uso moderado do veículo e deseja economizar no dia a dia. 

LEIA TAMBÉM:  Enfim, foi apresentado o IM L6: Carro elétrico com bateria semissólida que carrega 400 km de autonomia em 12 minutos

Qual a autonomia de um carro elétrico?

A autonomia de um carro elétrico, ou seja, quanto ele consegue rodar com a sua bateria carregada totalmente, irá depender do modelo do veículo e de seu uso. Os modelos mais econômicos, como citado anteriormente, terão uma autonomia menor, mas são bastante indicados para usos urbanos.

Publicidade

 No entanto, há modelos mais complexos – e com preços mais altos – que podem chegar a impressionantes 840 km de autonomia.  

As principais inovações no setor de carros elétricos até agora 2
Carros elétricos (Créditos: iStock)

Os carros elétricos mais inovadores 

Na busca por opções mais econômicas ou mais potentes, as fabricantes de carros elétricos têm experimentado diversas inovações na hora de projetar seus modelos

Alguns deles não chegam às ruas por se tratarem de protótipos. No entanto, eles ajudam a entender como é possível encontrar soluções para problemas de matéria-prima e o tempo para produção desses veículos, visando atender às demandas do mercado.

Confira abaixo uma lista de carros elétricos inovadores já lançados ou anunciados até o momento. 

Carro elétrico de papelão: as questões de consumo de energia não são as únicas que preocupam os fabricantes. O peso do veículo também é algo que costuma ser testado com frequência, já que isso pode prejudicar a autonomia da bateria. Por isso, montadoras já testaram até mesmo um carro produzido com um material similar ao papelão, utilizando técnicas de engenharia para melhorar a resistência.

LEIA TAMBÉM:  A segunda geração da Bateria Blade da BYD promete ultrapassar 1.000 km por carga

Carro elétrico com painel solar: os painéis fotovoltaicos são uma grande ajuda na produção de energia solar. Pensando em um carro que precisa de energia elétrica, esses painéis solares seriam uma boa maneira de produzir energia, enquanto o veículo roda pelas cidades e estradas. No entanto, o modelo continua sendo aperfeiçoado para garantir a melhor produção de energia.

Carro elétrico com bateria ultrarrápida: uma outra possibilidade que vem sendo desenvolvida e testada nas ruas de algumas cidades do mundo são os veículos com baterias de carga ultrarrápida. Isso significaria um grande avanço para a tecnologia, já que permitiria recarregar as baterias do carro elétrico de forma mais rápida e tornaria essa opção mais viável para viagens mais longas.

Carros elétricos com opção de cinema: já que você precisa passar muito tempo dentro do veículo, por que não aproveitar mais o entretenimento? Pensando nisso, fabricantes desenvolveram modelos de carros elétricos que se transformam em cinema, com painéis que se transformam em telas de realidade aumentada. Para ampliar o luxo e o estilo, o teto do modelo foi substituído por um vidro, para admirar ainda mais as paisagens durante uma viagem. 

Quando isso estará disponível no mercado?

 Alguns desses veículos jamais chegarão às ruas, mas são importantes para testar tecnologias que poderão ser adaptadas a diferentes realidades e necessidades. 

No entanto, há algumas opções, como o caso do veículo com baterias de carregamento ultrarrápido, que podem chegar ainda nesta década ao mercado de automóveis elétricos. Com avanços nas pesquisas e na tecnologia de produção, a expectativa é que em breve os motoristas possam experimentar uma nova maneira de se locomover e ajudar o meio ambiente.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *