A automação constrói reservatórios de torre de gelo maiores e melhores para agricultura alta e seca

Escrito por Bruno Teles

Primeiramente, a descoberta que a automação constrói reservatórios de torre e gelo maiores pode ser uma grande ressalva para a agricultura. Conhecidos como “stupas de gelo”, eles são grandes reservatórios de gelo artificial, e são uma boa opção para armazenar água de irrigação em vilarejos secos e de alta altitude,

Neste sentido, novos experimentos de sistemas automatizados apontou que a construção desses cones de gelos gigantes pode ser feita com apenas um décimo do volume de água dos métodos tradicionais, segundo uma pesquisa apresentada no Encontro Fronteiras em Hidrologia, San Juan, em Porto Rico.

Em geral, a construção das estupas de gelo possibilita que a água flua normalmente durante o inverno. Ou seja, a água não congela e é perdida, devido ao fato que temperaturas muito altas congelam a água, esse tipo de processo pode ser um grande problema para o armazenamento da água.

PARA VOCÊ:
Montes de escória da siderurgia podem absorver CO2 e combater as mudanças climáticas
automação constrói reservatórios de torre de gelo
Automação constrói reservatórios de torre de gelo (Reprodução: divulgação)

Neste sentido, uma nova abordagem veio para resolver o problema. Isso porque ela impede que os tubos sejam bloqueados, por meio de uma drenagem antes deles congelarem. Tal condição ocorreu, pois, o modelo utilizado prevê o tempo ideal de pulverização da água de forma eficiente.

A automação constrói reservatórios de torre de gelo: É uma boa para a agricultura?

Normalmente, as estupas de gelo se derretem no verão, mas com torres de gelo maiores e mais eficazes, é possível fazer a água durar até o ano seguinte. Sendo assim, essas estruturas permitem o fornecimento de água potável durante todo o ano, independente do clima.

PARA VOCÊ:
Alunos criam casinhas de cachorro na escola e doam para abrigos necessitados

Na pesquisa, os pesquisadores testaram um sistema automatizado, que controla a quantidade de água pulverizada, com base nos modelos e dados climáticos. Logo, os resultados encontrados eliminaram cerca de 13% da quantidade de água utilizada pelo sistema de fonte manual para criar estupas de gelo.

Com resultados, estes sistemas não necessitam de manutenção durante o inverno. Sendo assim, além de ser possível acumular uma quantidade maior de água, ele ainda resolve a questão sobre o congelamento de água. Entretanto, a novidade pode não ser a melhor opção atual para a agricultura.

PARA VOCÊ:
Falcão-peregrino robótico pode assustar pássaros dos campos de cultivo

Isso porque o sistema automatizado está fora do orçamento dos agricultores que usam estupas de gelo. Por fim, o desenvolvimento e a produção em massa podem reduzir o preço do sistema a longo prazo. Sendo assim, além de encontrar soluções para o congelamento de água, ainda resolve o problema de acúmulo de água para a agricultura.

Artigos relacionados