Carro elétrico a “preço de banana” chega a marca de 1 milhão de unidades vendidas em apenas 2 anos de existência
O Wuling Mini EV ultrapassou a marca de um milhão em número de unidades vendidas desde que foi lançado no mercado chinês em julho de 2020
O carro elétrico é fabricado pela joint venture SAIC-GM-Wulling e provou ser um tremendo sucesso em seu país de origem, ganhando notoriedade por seu preço modesto, baixo consumo de energia e adaptabilidade. É o carro elétrico mais barato do mundo, seu preço parte do equivalente a 25 mil reais.
Segundo informações veiculadas pela imprensa nacional, as vendas do veículo elétrico mais barato do mundo somaram 554.067 unidades no último ano, marcando um aumento de 30% em relação às vendas dos anos anteriores. Desde que foi lançado, em 2020, o Wuling Mini EV já foi adquirido por mais de 1 milhão de clientes.
O carro elétrico urbano ficou em primeiro lugar entre todos os registros de carros elétricos na China no ano de 2020, respondendo por 9,5% do número total de emplacamentos de carros elétricos.
Mesmo considerando apenas o segmento de micro veículos elétricos, a Wuling detém mais da metade da participação de mercado na China. As marcas de automóveis Changan e Chery, ambas as quais entraram no mercado muito depois da Joint Venture, combinam com seus produtos mais de trinta por cento das vendas totais da indústria.
O Wuling Mini EV, que pertence à categoria de micro carros elétricos com capacidade para quatro pessoas, é colocado à venda na China em quatro iterações distintas: o modelo básico, o modelo Gameboy, o modelo Macaron é uma versão conversível.
O carro elétrico mais barato do mundo tem duas opções de motor diferentes, ambas com tração dianteira, com potência que varia de 27 a 41 cavalos, e o nível de torque é de 11,2 kgfm
A faixa de preços vai de 32.800 RBM até 99.900 RBM, que, quando convertidos diretamente, equivalem a R$ 24.800 até R$ 75.700, respectivamente, com as variantes básica e macaron respondendo por mais de 90% das vendas totais do modelo juntas .
Com um diâmetro de giro de apenas 4,2 metros e rodas de 12 polegadas (30,48 cm), o pequeno veículo elétrico, com apenas 2,92 metros de comprimento e 1,94 metros de entre-eixos, é muito prático na hora de dirigir. Além disso, o banco traseiro pode ser “retirado”, permitindo que um volume total de 741 litros seja armazenado no porta-malas nesta configuração.
O Wuling Mini EV pode ser adquirido com baterias NMC ou LFP, e seu alcance no ciclo CLTC pode variar de 120 a 300 quilômetros, dependendo das configurações de motor e bateria escolhidas. Após a introdução deste carro elétrico no mercado chinês, vários outros fabricantes começaram imediatamente a produzir carros bastante semelhantes a ele. Um deles é o Sorvete Chery QQ, entre outros.
Sobre o Autor
4 Comentários
Chegou bem agora chik
Solicito o orçamento de um veículo elétrico.
Infelizmente,esses pequenos gigantes,e potentes carrinhos, está longe de ser realidade no brasil.esperamos que dentro em breve, nossos governantes tomem a iniciativa de trazer tecnologia que benefecie os mais pobres.
Carro elétrico econômico e sustentável,o Brasil merece está salto de qualidade,bora lá,segura peão