Carros elétricos da Hyundai contarão com nova tecnologia que aumenta a altura automaticamente para proteger as baterias de colisões
A tecnologia ajustará automaticamente a altura dos carros elétricos da Hyundai em até 6 centímetros com base na velocidade de condução e no peso bruto do veículo com o intuito de proteger as baterias
Recentemente, a seção de mobilidade inteligente do grupo Hyundai, conhecida como Hyundai Mobis, anunciou o desenvolvimento de um sistema capaz de modificar automaticamente a altura de condução dos carros elétricos da montadora.
Controle Eletrônico de Nivelamento (ELC) é o nome da nova tecnologia, que funciona de maneira semelhante a um sistema de suspensão pneumática. A novidade contribui diretamente para a proteção das baterias e para a melhoria dos graus de autonomia dos veículos elétricos.
A Hyundai afirma que o ELC usa uma bomba hidráulica elétrica para ajustar a altura nas quatro rodas para nivelar o carro. Além disso, o veículo está equipado com sensores que detectam mudanças na altura do veículo durante a condução. A tecnologia ajustará automaticamente a altura em até 6 centímetros com base na velocidade de condução e no peso bruto do veículo, mas o motorista também poderá fazer isso manualmente se achar necessário.
Segundo a Hyundai, regular a altura de seus carros tem vários efeitos positivos, principalmente quando se trata de veículos elétricos. Como as baterias estão localizadas na parte de baixo, elas podem se beneficiar de mudanças na suspensão que fornecem maior proteção contra colisões.
Ao mesmo tempo, a redução da altura do veículo possibilita melhorar a aerodinâmica do mesmo e diminuir seu centro de gravidade, o que, por sua vez, melhora o desempenho e a autonomia geral das baterias.
Outra vantagem, que neste caso diz respeito aos passageiros, é que a altura pode ser ajustada automaticamente para facilitar a entrada e saída do carro assim que as portas forem abertas
A Hyundai afirmou ainda que pretende desenvolver uma versão do ELC para seus carros elétricos, que utilizará uma câmera frontal em conjunto com dados de navegação para preparar melhor a suspensão para possíveis buracos ou solavancos na estrada.
Isso será muito semelhante ao sistema de suspensão Magic Body que a Mercedes-Benz oferece em seus veículos. Os protótipos do gadget já estão em fase de testes, e há esperança de que em breve ele seja disponibilizado para ser implementado em todos os carros elétricos da marca.
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