Citroën confirma chegada de seu mini carro elétrico Ami em breve no Brasil, modelo tem velocidade máxima de 45 km/h
A Stellantis, grupo ao qual a Citroën pertence, confirmou oficialmente que o tão aguardado mini carro elétrico Citroën Ami, será comercializado no Brasil. Este micro carro elétrico, não exatamente categorizado como um automóvel, ostenta a potência de uma motocicleta e a velocidade de uma scooter elétrica, 45 km/h, e tem capacidade para dois ocupantes.
Desde o seu lançamento na Europa em 2022, o Citroën Ami tem proporcionado um novo significado para a mobilidade urbana. Este pequeno carro elétrico da Citroën tem as medidas perfeitas para a cidade – 2,4 metros de comprimento e 1,4 metro de largura.
A sua modesta estatura faz dele a escolha ideal para deslocações em locais onde os veículos convencionais são grandes demais. Isso é claramente evidente nas ruas estreitas das pitorescas cidades turísticas na Itália e na Grécia, onde o mini carro elétrico da Citroën tornou-se bastante popular.
Vantagens do mini carro elétrico Citroën Ami
Com apenas 8,5 cv de potência e 4,5 kgfm de torque, o Citroën Ami não é tecnicamente considerado um automóvel em muitos países, uma peculiaridade que tem seus benefícios. Por exemplo, em alguns países, a legislação permite que adolescentes de 14 anos dirijam esse tipo de veículo.
Além disso, graças à sua categoria única, os custos de homologação do veículo são menores, o que tem um impacto positivo sobre o preço final. No norte do globo, o micro carro elétrico não custa mais do que o equivalente a R$ 50.000.
Como será o futuro do Citroën Ami no Brasil
Ainda que o lançamento do mini carro elétrico da Citroën tenha sido confirmado pela fabricante, muitas questões permanecem em aberto, incluindo a classificação legal do Ami no Brasil. No entanto, uma possibilidade é que o veículo se enquadre na Resolução 573 do Contran, que considera como quadriciclos os veículos elétricos de cabine fechada e potência que não ultrapassa os 20 cv.
No entanto, essa mesma resolução traz algumas complicações que poderiam limitar a simplicidade do Ami, incluindo a exigência de uma carteira de motorista categoria B e a necessidade do uso de capacete em vias públicas.
A Citroën ainda não divulgou detalhes sobre como o Ami será comercializado no Brasil. Com a velocidade máxima de 45 km/h e um preço acessível, o veículo parece ser ideal para uso em ambientes controlados, como condomínios fechados, centros comerciais e armazéns de logística.
Enquanto aguardamos mais informações sobre o lançamento do mini carro elétrico da Citroën no Brasil, uma coisa é certa, o Ami está a caminho de redefinir a mobilidade urbana conforme a conhecemos.
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