Dirigir sem camisa? Saiba se você pode ou não, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro Foto: Portal 6 / Reprodução

No calor escaldante do verão, muitos motoristas podem se perguntar se é permitido dirigir sem camisa nas estradas brasileiras

Essa é uma dúvida recorrente, mas a resposta está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode surpreender. Neste artigo, vamos esclarecer as regras sobre dirigir sem camisa, fornecer detalhes adicionais e garantir que você esteja bem informado para enfrentar o calor do volante.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro em relação a dirigir sem camisa: não existe nenhuma restrição quanto ao uso ou não de camisa ao dirigir. O artigo 252 do CTB, que aborda as infrações relacionadas à conduta do motorista, não faz qualquer menção à obrigatoriedade de vestir camisa ou a especificações sobre a vestimenta ao volante.

Com base no CTB, a escolha de dirigir sem camisa ou com outra vestimenta adequada é uma decisão pessoal. Não há lei que proíba dirigir sem camisa no Brasil. Portanto, os motoristas têm liberdade nesse aspecto.

Embora a lei não imponha restrições sobre o tipo de roupa a ser usada, é crucial que a vestimenta não prejudique sua capacidade de dirigir com segurança. Roupas desconfortáveis ou que interfiram na condução podem criar situações perigosas no trânsito.

LEIA TAMBÉM:  Um Tesla Modelo X foge da polícia enquanto estava dormindo e percorre mais de 40 km

Em blitz de trânsito, as autoridades podem solicitar que o motorista se vista por uma questão de respeito, principalmente se ele precisar sair do veículo. No entanto, é importante destacar que essa solicitação não é uma obrigação legal e não implica em infração de trânsito.

Dirigir sem camisa, de biquíni ou sunga não é proibido, desde que não comprometa a segurança no trânsito. Os motoristas devem escolher roupas que proporcionem conforto ao dirigir e garantir que sua atenção permaneça totalmente voltada à estrada.

Portanto, nos dias de calor intenso, os condutores podem ficar tranquilos, pois não existe infração de trânsito relacionada à ausência de camisa ao volante. Mantenha o foco na segurança, escolhendo roupas adequadas, e aproveite a viagem com conforto, de acordo com o que permite o Código de Trânsito Brasileiro.

Manutenção veicular no verão: Garanta a segurança e o conforto nas estradas

Além de escolher a vestimenta adequada ao dirigir em dias quentes, é fundamental cuidar do seu veículo para garantir viagens seguras e livres de imprevistos. Durante o verão, é aconselhável realizar uma verificação regular do sistema de ar condicionado para assegurar seu funcionamento adequado, mantendo o interior do carro fresco e confortável.

Além disso, o aumento da temperatura do asfalto pode afetar a pressão dos pneus, tornando essencial verificar e ajustar a pressão dos pneus de acordo com as especificações do fabricante para prevenir problemas como pneus murchos ou superaquecimento.

Carregar água extra para o radiador do veículo também é uma medida preventiva inteligente, pois ajuda a evitar o superaquecimento do motor, especialmente em viagens longas sob o sol escaldante. Portanto, além de cuidar da sua vestimenta, não deixe de cuidar do seu veículo para desfrutar de viagens seguras e confortáveis durante o verão.

Tags: | | |