Estratégia permite a Volkswagen produzir carro elétrico de baixo custo e promete impulsionar as vendas

Estratégia permite a Volkswagen produzir carro elétrico de baixo custo e promete impulsionar as vendas Fonte: Volkswagen/Divulgação

Como a Volkswagen planeja revolucionar o mercado de veículos elétricos com o lançamento do ID.2, um carro elétrico de baixo custo que promete tornar a tecnologia mais acessível e alavancar as vendas.

O carro elétrico de baixo custo da Volkswagen, o ID.2, está atraindo a atenção de entusiastas e especialistas com a promessa de ser a próxima grande revolução no mercado mundial de veículos elétricos. O minúsculo automóvel de Wolfsburg terá a responsabilidade de democratizar o acesso aos carros movidos a bateria e, assim, dar um grande impulso às vendas em toda a Europa, com preço partindo dos 25 mil euros (aproximadamente R$ 133.000 em conversão direta).

Estratégias para redução de custos

A grande pergunta é como a montadora planeja tornar o carro elétrico de baixo custo da Volkswagen, mais popular, reduzindo seu preço. Arno Antlitz, Diretor Financeiro do Grupo, esclareceu essa questão em declarações importantes no evento Future of the Car do Financial Times.

Segundo informações divulgadas pela Autocar, a Volkswagen possui várias estratégias para diminuir os custos de produção e, dessa forma, impactar positivamente os preços finais. Antlitz explicou que a empresa está aproveitando as economias de escala e os grandes volumes de produção. O ID.2 será acompanhado por versões das marcas Cupra e Skoda, permitindo assim a redução dos custos e a manutenção da competitividade. Adicionalmente, o grupo planeja investir em inovações técnicas, como na fabricação própria das baterias de seus carros elétricos, que será realizada internamente na fábrica de Valência.

Características do ID.2

O ID.2 de produção terá muitas semelhanças com o conceito ID.2all, apresentado há alguns meses. Entre os elementos em comum estão a plataforma MEB Entry, combinada com um motor elétrico no eixo dianteiro (que fornece 226 cv no protótipo) e uma bateria integrada na plataforma, possibilitando uma autonomia de até 450 km.

Além do novo sistema de propulsão, a Volkswagen incluirá avançados sistemas de assistência ao motorista, como o Travel Assist de última geração e o ParkAssist Plus, capaz de aprender várias manobras de estacionamento.

Futuras versões do carro elétrico de baixo custo da Volkswagen

Espera-se que uma versão SUV seja desenvolvida juntamente com o carro elétrico de baixo custo da Volkswagen, o ID.2. Para aqueles que desejam um veículo ainda menor, a empresa também oferecerá o ID.1, com um preço estimado em cerca de 20.000 euros, competindo diretamente com os citycars elétricos.

A Volkswagen está, portanto, apostando em estratégias para conquistar um mercado mais amplo, com uma proposta de veículo elétrico acessível e inovador, que tem tudo para revolucionar o setor automobilístico.

Nomes como Tiguan, Golf e Polo vão sobreviver à era elétrica da Volkswagen, diz CEO

Com a iminente proibição de fabricação de veículos a combustão na União Europeia, a Volkswagen planeja migrar modelos icônicos, como Tiguan, Golf e Polo, para versões 100% elétricas. Imagens recentes revelam que a montadora trabalha na próxima edição do Tiguan, que deve incluir variantes a combustão, híbridas plug-in e totalmente elétricas. Um representante da VW confirmou ao jornal alemão Handelsblatt que um veículo elétrico, possivelmente chamado de ID. Tiguan, está a caminho. As versões elétricas e a combustão do Tiguan não compartilharão nada mais além do nome, pois serão construídas com fundamentos completamente distintos.

O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, garante que os nomes Golf, Tiguan e Polo permanecerão na era elétrica, que se aproxima rapidamente. Recentemente, a União Europeia votou sobre a proibição da venda de carros novos a gasolina e diesel a partir de 2035. Embora ainda seja possível adquirir carros usados ou dirigir veículos com motores de combustão interna, a decisão da UE sinaliza o fim da linha para a fabricação de novos carros a gasolina ou diesel no continente.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile