Início da fabricação do SUV Híbrido compacto da Toyota já tem data definida e acontecerá em Sorocaba (SP)

Início da fabricação do novo SUV Híbrido compacto da Toyota já tem data definida e acontecerá em Sorocaba (SP) Fonte: Toyota/Divulgação

A Toyota investe R$ 1,7 bilhão no Brasil para fabricar um novo SUV compacto híbrido, baseado na plataforma DNGA, já presentes nos novos modelos do Corolla e Corolla Cross. Prevista para iniciar em outubro de 2024, a produção ocorrerá em Sorocaba, São Paulo.

Publicidade

A Toyota revelou um aporte considerável no Brasil, com o objetivo de fabricar um novo SUV compacto híbrido em Sorocaba (SP) e nacionalizar seu propulsor em Porto Feliz (SP). A aposta é baseada na plataforma DNGA, uma versão mais simples da TNGA, presente no Corolla e Corolla Cross, também chamada de TNGA-B. A empresa pretende investir algo em torno de R$ 1,7 bilhão no projeto.

Início da fabricação

A produção em larga escala do novo SUV híbrido compacto da Toyota está planejada para iniciar em outubro de 2024. Dessa forma, é provável que o veículo chegue ao mercado no final do próximo ano, mas também há possibilidade de ocorrer apenas no começo de 2025.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Segurança em duas rodas: Honda planeja airbags para todas as motos até 2050

Desde abril deste ano, a Toyota já se dedica à adaptação e aos serviços pré-operacionais do complexo em Sorocaba, onde ocorrerá a fabricação do automóvel. A montadora também se concentra em capacitações e trabalhos técnicos para implementação da nova linha, além de contatar fornecedores e se preparar para a produção de componentes específicos do novo SUV compacto híbrido.

Motorização do futuro SUV Híbrido Flex da Toyota

A montadora ainda não divulgou qual motor equipará o novo veículo. Não se sabe se será o motor 1.8 eletrificado da linha Corolla ou outro, como o 1.5 e-Smart anunciado no inicio deste ano, que será utilizado no mesmo modelo na Ásia.

Publicidade

É interessante notar que o código de projeto do carro no Brasil é D90B, enquanto na Tailândia é D03B. Essa diferença pode ser justificada por alterações significativas na mecânica dos projetos, como a aplicação do motor 1.8 de Corolla e Corolla Cross na edição brasileira do SUV.

As versões brasileira e asiática do novo SUV Híbrido da Toyota terão praticamente a mesma estrutura e aparência, mudando apenas pequenos detalhes estéticos. Elementos como sistema elétrico, suspensões e freios serão herdados do recentemente lançado Yaris Ativ no mercado tailandês.

Publicidade

A denominação do novo SUV híbrido compacto ainda não foi revelada. Entretanto, é possível que adote o nome Yaris Cross, seguindo o exemplo do Corolla Cross. É importante mencionar que o Yaris Cross já é comercializado na Europa, mas, assim como o Toyota Yaris europeu se diferencia do hatch brasileiro, o mesmo deve acontecer com o futuro SUV compacto híbrido produzido no Brasil.

LEIA TAMBÉM:  Chevrolet Trailblazer 2025: O SUV brutalmente pronto pra tudo

Fiat também lançará novo veículo no Brasil, e anuncia que será produzido em Betim, MG

A Fiat anunciou o lançamento de um novo automóvel compacto e de baixo custo, em resposta ao crescente preço dos veículos no Brasil. Fabricado na planta de Betim, Minas Gerais, o novo carro utilizará a plataforma CMP, presente nos modelos Peugeot 208 e Citroën C3, e tem como objetivo substituir os modelos Argo e Mobi.

Embora a data de estreia e o nome oficial ainda não tenham sido divulgados, o mercado brasileiro aguarda ansiosamente o lançamento do novo veículo econômico da Fiat, que contará com motor a combustão. A empresa planeja atrair consumidores em busca de um carro zero-quilômetro com preço acessível e qualidade, potencialmente tornando o novo automóvel um sucesso de vendas no país.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *