Lavagem do motor; Essencial ou desnecessário? Confira algumas dicas para evitar problemas Foto: Velozes e Curiosos / Reprodução

A manutenção adequada do seu veículo vai além da estética e engloba a limpeza e conservação do motor, incluindo a lavagem regular do motor para assegurar seu bom funcionamento

Apesar de muitas vezes negligenciado, o motor do carro é um componente crítico que requer atenção especial. Aqui estão as informações essenciais para ajudá-lo a entender a importância da lavagem do motor e como realizá-la corretamente.

A acumulação de sujeira no motor pode afetar negativamente a sua operação e eficiência. A sujidade acumulada pode causar sobreaquecimento, resultando em um desgaste mais rápido das peças e diminuição da eficiência térmica. Além disso, um motor limpo pode ajudar na detecção de problemas e vazamentos e, se estiver pensando em vender o carro, um motor bem mantido pode até aumentar o valor de revenda.

Ao lavar o motor, é essencial proteger componentes sensíveis, como partes elétricas, velas e terminais da bateria, utilizando plásticos para cobri-los. A lavagem deve ser feita com cuidado, usando água de baixa pressão, seguida da aplicação de um desengordurante. Após a lavagem, é recomendável secar o motor com um pano de microfibra ou deixá-lo secar naturalmente.

Existem vários produtos no mercado formulados especificamente para a limpeza do motor sem danificar seus componentes

É preferível escolher produtos que sejam biodegradáveis e não tóxicos, evitando aqueles com solventes agressivos que podem danificar componentes de borracha e plástico.

Os preços para a lavagem do motor de um carro podem variar entre R$50 e R$200, dependendo de vários fatores como a região, tamanho do veículo e nível de sujeira. Ao escolher um serviço, considere a qualidade do mesmo e a reputação do mecânico ou da oficina.

Considerações sobre Produtos Alternativos

• Querosene: Embora popular para cortar graxa e óleo, pode ser prejudicial ao meio ambiente e danificar componentes de borracha e plástico. Deve ser usado com precaução.
  • WD-40: Não é um limpador primário para graxa pesada e acúmulos de óleo, mas pode ser útil para soltar sujeira leve e proteger contra umidade.
  • Solupan: Um desengraxante alcalino eficaz, mas deve ser diluído conforme as recomendações e enxaguado completamente para evitar danos aos componentes sensíveis do motor.

A lavagem do motor do carro é uma prática essencial para manter a eficiência e prolongar a vida útil do veículo. Realizar esta manutenção com os produtos e técnicas adequadas não só garante a conservação do motor mas também contribui para a valorização do seu veículo no mercado.

Tags: | | |