Maior parque eólico offshore do mundo está prestes a entrar em operação equipado com 140 turbinas
Maior parque eólico offshore do mundo é fruto de esforço conjunto das empresas Vattenfall, BASF e Allianz e terá 1,5 gigawatts (GW) de capacidade.
Hollandse Kust Zuid, o colossal projeto de energia eólica offshore, está prestes a ser concluído, solidificando sua posição como o maior parque eólico do mundo. Superando as instalações existentes em escala e eficiência, esse projeto de 1,5 gigawatts (GW) sinaliza um marco histórico na jornada global para a energia renovável.
Situado a uma distância de 18 a 35 quilômetros da costa dos Países Baixos, no Mar do Norte, Hollandse Kust Zuid representa um esforço conjunto das renomadas empresas Vattenfall, BASF e Allianz. Este projeto gigante, desde o início, teve o objetivo de estabelecer novos padrões para a produção de energia eólica.
Na última semana, a Vattenfall anunciou através das redes sociais que os componentes finais da turbina estavam a caminho do local, a bordo do navio de instalação eólica Wind Osprey. Esta atualização marca a fase final de construção deste projeto ambicioso.
Primeiro parque eólico offshore a ser construído sem subsídio
O parque eólico Hollandse Kust Zuid será equipado com 140 turbinas eólicas Siemens Gamesa 11.0-200 DD, as mais grandiosas turbinas já instaladas em escala. Com um diâmetro de rotor de 200 metros e uma área de varredura impressionante de 31.400 metros quadrados, estas turbinas estão preparadas para maximizar a eficiência da produção de energia.
Deixando para trás o Hornsea 2 do Reino Unido de 1,3 GW, Hollandse Kust Zuid está a caminho de se tornar o maior parque eólico offshore do mundo. Notavelmente, este é o primeiro parque eólico offshore a ser construído sem subsídio, marcando um importante avanço na viabilidade comercial das energias renováveis.
Parque eólico Hollandse Kust Zuid fornecerá energia anual suficiente para 1,5 milhão de casas
Este colossal parque eólico irá gerar uma quantidade de energia renovável comparável ao consumo anual de uma espantosa cifra de 1,5 milhão de residências médias. A previsão é de que este projeto de energia limpa e sustentável entre em operação ainda em 2023.
Este desenvolvimento emocionante não apenas prova a crescente aceitação global da energia eólica, mas também reflete um compromisso em prosseguir com ações concretas para combater as mudanças climáticas. Ao olharmos para o futuro, podemos esperar que mais investimentos e inovações em energias renováveis continuem a moldar nossa matriz energética global.
Sobre o Autor
0 Comentários