Quanto tempo leva para a energia solar se pagar? Descubra o payback em cada estado Foto: Meramente ilustrativa criada por IA

A adesão à energia solar residencial vem se popularizando no Brasil, impulsionada principalmente pela promessa de economia a longo prazo e sustentabilidade ambiental. Neste contexto, uma das perguntas mais pertinentes para quem considera essa opção é: quanto tempo leva para a energia solar se pagar e recuperar o investimento?. Recentemente, um levantamento da consultoria Greener trouxe luz a essa questão, revelando uma variação significativa no tempo de payback entre os estados brasileiros.

De acordo com a pesquisa, os estados de Mato Grosso, Alagoas e Piauí apresentam os menores tempos de retorno, com médias de 2,6 e 2,7 anos respectivamente. Este rápido payback deve-se à combinação de altas tarifas de energia elétrica e intensidade solar favorável, tornando a instalação de painéis fotovoltaicos altamente rentável.

Por outro lado, estados como Santa Catarina e Paraná mostram um cenário menos animador, com tempos de retorno que ultrapassam os cinco anos. Fatores como menor incidência solar e tarifas elétricas diferenciadas contribuem para esses números menos atraentes.

Segue-se uma lista detalhada do tempo de payback para os sistemas de energia solar em cada estado brasileiro:

• Ceará e Pará: Aproximadamente 2,8 anos.
  • Rio de Janeiro: Entre 2,8 e 2,9 anos.
  • Mato Grosso do Sul e Minas Gerais: Cerca de 2,9 anos.
  • Bahia, Distrito Federal e Pernambuco: Em torno de 3 anos.
  • Rio Grande do Norte e Tocantins: Aproximadamente 3,2 anos.
  • Amazonas e Goiás: Cerca de 3,3 anos.
  • São Paulo: Varia entre 3,3 a 4,2 anos.
  • Sergipe: Entre 3,3 e 3,9 anos.
  • Maranhão: Aproximadamente 3,4 anos.
  • Acre, Espírito Santo e Paraíba: Cerca de 3,6 anos.
  • Rio Grande do Sul: Entre 3,8 a 4,4 anos.
  • Amapá e Paraná: Cerca de 4 anos.
  • Roraima: Aproximadamente 4,1 anos.
  • Santa Catarina: Mais de 5 anos.

Impacto da redução de custos nos sistemas de energia solar

No período entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, observou-se uma redução notável nos custos dos sistemas fotovoltaicos. O preço médio por watt instalado caiu de R$ 4,39 para R$ 3,17, refletindo avanços tecnológicos e maior competitividade no mercado.

Essa queda de preço facilita a acessibilidade da energia solar para um número maior de famílias e reduz o tempo geral de retorno sobre o investimento.

O estudo da Greener também aponta para uma tendência de descentralização da geração de energia. À medida que mais domicílios adotam a energia solar, espera-se uma redução na dependência das grandes usinas e uma estabilização das tarifas de energia devido à menor demanda na rede tradicional.

Energia solar não é apenas uma alternativa energética sustentável, mas também uma opção cada vez mais viável economicamente

Com a continuidade da redução dos custos dos equipamentos e melhoria das tecnologias, o investimento inicial, que hoje varia significativamente de estado para estado, pode se tornar ainda mais atraente em todo o país.

Investir em energia solar é uma decisão que requer análise cuidadosa do payback em cada estado. Para aqueles que residem em regiões com retorno mais rápido, como Mato Grosso, Alagoas e Piauí, o investimento pode ser extremamente atraente.

No entanto, mesmo para os estados com períodos de retorno mais longos, as perspectivas futuras indicam que a energia solar continuará a ser uma escolha econômica relevante, à medida que os preços dos equipamentos continuam a cair e as tecnologias evoluem.

Portanto, ao considerar energia solar, é essencial levar em conta não apenas o quanto tempo leva para a energia solar se pagar e recuperar o investimento, mas também os benefícios de longo prazo de uma fonte de energia limpa e renovável.

Ao fazer isso, não apenas contribuímos para a saúde financeira de nossos lares, mas também para a sustentabilidade ambiental global.

Revolução na energia solar: Novo material promete dobrar a eficiência dos painéis solares

Pesquisadores da Universidade Lehigh nos Estados Unidos desenvolveram um material fotovoltaico revolucionário que promete dobrar a eficiência dos painéis solares, alcançando uma eficiência quântica impressionante de 190%.

Este avanço, publicado na revista “Avanços da Ciência“, utiliza estados de banda intermediária para capturar energia que normalmente seria perdida em células solares convencionais. Esta nova abordagem pode gerar mais de um elétron por fóton de alta energia, uma técnica conhecida como geração múltipla de éxcitons (MEG).

Com a implementação desta tecnologia, consequentemente, há o potencial de reduzir significativamente o custo da energia solar, tornando-a mais acessível e viável para uma adoção mais ampla em todo o mundo.

Além disso, o desenvolvimento desse novo material ressalta a importância do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento no campo das energias renováveis. No entanto, apesar dos promissores resultados iniciais, ainda são necessários mais pesquisas e desenvolvimento para integrar essa tecnologia em sistemas de energia solar em escala industrial.

Tags: | | | |