Recarrega enquanto dirige! Como as Estradas Elétricas podem eliminar a necessidade de postos de carregamento para veículos elétricos

Recarrega enquanto dirige! Como as Estradas Elétricas podem eliminar a necessidade de postos de carregamento para veículos elétricos Fonte: Reprodução/Bloomberg Originals

As estradas elétricas emergem como uma revolução da infraestrutura de recarga para veículos elétricos

Muitos entusiastas de carros ainda hesitam em fazer a troca para um veículo elétrico, não apenas no Brasil, mas globalmente. O receio primordial frequentemente se resume a uma única palavra: onde recarregar. A carência de uma infraestrutura de carregamento eficiente pode desanimar potenciais compradores e tornar o veículo elétrico menos atraente em comparação aos modelos movidos a combustível fóssil.

Estradas elétricas são o futuro do carregamento de veículos elétricos?

Mas e se você pudesse recarregar seu carro elétrico enquanto dirige? Uma onda de inovação está surgindo no setor de transporte: estradas elétricas. Essas vias são projetadas para complementar ou até mesmo substituir postos de carregamento estacionários, permitindo que o veículo elétrico recupere energia diretamente do asfalto.

Assim, o motorista nunca ficaria “na mão” por falta de carga, impulsionando ainda mais a adoção de veículos elétricos.

Essas estradas eletrificadas têm o potencial não apenas de beneficiar carros individuais, mas também veículos de transporte público e frota, como ônibus e caminhões. O conceito pode ser especialmente útil em áreas rurais, onde as opções de carregamento ainda são limitadas.

Viabilidade e alcance: é realmente possível recarregar um carro elétrico enquanto dirige?

De acordo com Nadia Gkritza, professora de engenharia civil e biológica da Purdue University, estradas elétricas são uma proposta factível tanto em termos financeiros quanto tecnológicos. A Electron, uma empresa especializada em carregamento de veículos elétricos sem fio, também sinaliza para o potencial desta inovação.

Segundo Stefan Tongur, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Electron, a tecnologia pode ser aplicada a uma variedade de veículos, desde carros pessoais até ônibus e caminhões, em movimento ou estacionados.

A previsão é que um projeto piloto em Detroit, nos Estados Unidos, se torne realidade já em 2024. Este marco poderá ser o início de uma revolução global em como abordamos o carregamento de veículos elétricos.

Em resumo, as estradas elétricas têm o potencial de transformar o panorama de transporte, tornando os veículos elétricos uma opção muito mais prática e acessível. Esta inovação pode ser a solução definitiva para o problema da infraestrutura de carregamento, abrindo as portas para um futuro mais sustentável e conectado.

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile