Renault Twizy elétrico está sendo usado pela Guarda Municipal de Florianópolis para fazer rondas pela cidade

Renault Twizy elétrico está sendo usado pela Guarda Municipal de Florianópolis para fazer rondas pela cidade Foto: Renault / Divulgação

O carro elétrico Twizy, fabricado pela Renault, já está sendo utilizado nas vias públicas do centro, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública

Publicidade

A Guarda Municipal de Florianópolis acaba de receber uma atualização elétrica de suas viaturas. Na cidade de Florianópolis, um veículo elétrico inovador, o Renault Twizy está sendo testado nas ruas e parques da cidade. O veículo extremamente pequeno tem um design moderno e é capaz de fornecer espaço para no máximo dois agentes.

Segundo informações, o modelo já está sendo utilizado nas vias públicas do centro, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública. Apesar de ser o primeiro, não deverá ser o único modelo elétrico disponível, pois o plano é para uma frota que será composta por cinco viaturas elétricas.

Publicidade

Segundo informações da secretaria, a prefeitura vai abrir edital (RFP) para adquirir os demais modelos ainda este ano. Dessa forma, será viável estender as rondas para outras áreas dentro da cidade.

Um dos primeiros veículos elétricos contemporâneos vendidos no Brasil foi o Renault Twizy, considerado um modelo excelente para esse fim. Foi durante o Salão do Automóvel de Frankfurt em 2009, há mais de uma década, que o projeto inicial foi apresentado ao público pela primeira vez.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Audi Q8 Sportback e-tron: Carregamento turbo em 31 minutos e com potência de 408 cv

As primeiras versões foram disponibilizadas para compra na Europa ainda no ano de 2012. No ano seguinte, o Twizy foi apresentado ao mercado brasileiro. No entanto, as regras que regem o trânsito só legalizaram sua circulação desse carro elétrico em 2015.

A razão para isso é porque o modelo Renault não se enquadrava em nenhuma das categorias fornecidas. Agora, no entanto, foi colocado na categoria única de quadriciclos, o que possibilitou seu registro e uso legal nas ruas.

Publicidade

O Renault Twizy tem apenas 1,24 metros de largura e 2,33 metros de comprimento, portanto não é muito grande, o que é ideal para ser usado como uma viatura pela Guarda Municipal

Com isso ele foi classificado como um quadriciclo “especial”. Isso se deve ao fato de mesclar aspectos de automóveis e dos quadriciclos convencionais. Não é um automóvel típico, pois não possui portas e nem mesmo sistema de som; no entanto, tem pedais e um volante. Além disso, é equipado com airbag frontal.

A potência ou o desempenho do carro elétrico não são os pontos fortes do modelo. Afinal, o motor elétrico só é capaz de produzir 17 cavalos de potência. Isso resulta em uma aceleração máxima de 80 quilômetros por hora.

Recomenda-se deixar o modelo ligado em uma tomada de 220 V por cerca de três horas para que a bateria fique totalmente carregada. Quando a bateria está totalmente carregada, o veículo tem autonomia de cerca de 100 quilômetros.

LEIA TAMBÉM:  Audi Q8 Sportback e-tron: Carregamento turbo em 31 minutos e com potência de 408 cv

Um dos aspectos mais peculiares do Renault Twizy é o fato de que, na França, uma versão do veículo com potência restrita foi projetada especificamente para uso por adolescentes. Em 2016, o governo francês possibilitou que adolescentes com 14 anos ou mais fizessem o teste de licenciamento exigido para operar um modelo Twizy com menor potência.

A Renault comprou unidades do carro elétrico por meio de parcerias com empresas e também com o poder público, o que explica como ele passou a ser utilizado pela Guarda Municipal de Florianópolis. Vale ressaltar que o Twizy nunca foi vendido diretamente ao público em geral no Brasil.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *