Revolução chinesa para os veículos elétricos; BYD e CATL lideram corrida para dominar a tecnologia de baterias de estado sólido

Revolução chinesa para os veículos elétricos; BYD e CATL lideram corrida para dominar a tecnologia de baterias de estado sólido Foto: Plu7 / Reprodução
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As gigantes chinesas BYD e CATL estão na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias de baterias de estado sólido para veículos elétricos, uma inovação que promete transformar o setor automotivo. A colaboração entre estas empresas destaca o papel da China como líder em tecnologias de baterias para veículos elétricos.

A tecnologia de baterias de estado sólido é vista como uma revolução para os veículos elétricos, oferecendo maior alcance, vida útil mais longa, sendo mais seguras e ambientalmente amigáveis. No entanto, ainda existem desafios técnicos significativos a serem superados antes que estas baterias possam ser produzidas em massa. A CATL e a BYD estão trabalhando ativamente no desenvolvimento desta tecnologia, apesar de a produção em massa estar prevista para depois de 2030.

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Em 2023, a CATL e a BYD se destacaram como líderes no mercado global de baterias, ocupando as duas primeiras posições entre os maiores fabricantes de baterias do mundo. A queda significativa no preço do lítio em 2023, de cerca de 590.000 yuan (equivalente a 472.000 reais) por tonelada em 2022 para aproximadamente 130.000 yuan (equivalente a 104.000 reais), impactou a indústria, levando a uma maior concentração do mercado e a desafios para fabricantes de segundo escalão.

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Além das baterias de estado sólido, as gigantes chinesas estão explorando a tecnologia de baterias de íon de sódio

A BYD iniciou a construção da maior planta de baterias de íon de sódio do mundo, com uma capacidade anual planejada de 30 GWh. Estas baterias oferecem uma alternativa de baixo custo para veículos elétricos, embora atualmente sofram de menor densidade de energia em comparação com suas contrapartes de íon de lítio.

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A CATL também está avançando no desenvolvimento de baterias de íon de sódio e planeja introduzi-las em modelos de veículos da marca Chery ainda este ano, começando com uma combinação de células de íon de sódio e íon de lítio.

Enquanto a indústria automotiva global avança em direção à eletrificação, a China se posiciona como um líder inovador. A colaboração entre BYD e CATL na pesquisa e desenvolvimento de baterias de estado sólido e de íon de sódio reflete o compromisso do país em impulsionar a próxima geração de tecnologias de baterias para veículos elétricos. Apesar dos desafios, o futuro dessas tecnologias parece promissor, com o potencial de mudar significativamente o mercado de veículos elétricos.

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A história das baterias para veículos elétricos é uma jornada de inovação e avanços tecnológicos, refletindo o progresso e as mudanças nas demandas da sociedade

No início do século 20, os veículos elétricos eram comuns, mas foram ofuscados pelo Modelo T de Henry Ford em 1908, que tornou os carros a gasolina amplamente acessíveis e acessíveis. Com o passar dos anos, o petróleo barato e a melhoria contínua dos motores de combustão interna diminuíram o interesse por veículos alternativos.

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No entanto, crises de petróleo nas décadas de 1960 e 1970 renovaram o interesse em veículos elétricos, embora eles ainda tivessem limitações significativas em termos de desempenho e alcance.

A verdadeira revolução começou no final do século 20 e início do século 21, com o avanço das baterias de íon de lítio. Essas baterias, introduzidas nos anos 90, eram superiores às suas predecessoras em termos de densidade de energia e ciclos de vida.

Tesla Motors, fundada por Elon Musk, desempenhou um papel crucial nessa transformação. Com modelos como o Roadster e o Model S, a Tesla não apenas integrou a tecnologia de íon de lítio em um contexto automotivo, mas também a otimizou, aumentando significativamente a autonomia e o desempenho dos veículos elétricos.

Nos últimos anos, a indústria de veículos elétricos viu uma mudança significativa para as baterias de estado sólido, que prometem ainda mais densidade de energia e tempos de carregamento mais curtos, abrindo novas possibilidades para o futuro dos veículos elétricos.

Apesar de ainda enfrentarem desafios, como custos de produção e durabilidade, estas baterias representam o próximo grande passo na evolução da tecnologia de veículos elétricos.

O progresso contínuo das baterias e a crescente aceitação dos veículos elétricos são evidenciados por marcos como as vendas globais do Tesla Model 3 ultrapassando 1 milhão de unidades e o Nissan Leaf atingindo 500.000 unidades vendidas. Este avanço tecnológico é um testemunho do potencial crescente dos veículos elétricos em transformar a mobilidade e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.

Com informações: Car News China; Electrive; Driven Car Guide​; ThinkEV-USA; NAPA Know How.

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Sobre o Autor

Ana Paula Araújo
Ana Paula Araújo

Ana Paula Araújo escreve no Cultura Ambiental nas Escolas sobre meio ambiente, sustentabilidade, energias renováveis e suas implicações, veículos elétricos e as principais novidades do setor.

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