Taxi Robô da Amazon carrega passageiros em vias públicas sem nenhum tipo de interferência de um motorista pela primeira vez na história

Taxi Robô da Amazon carrega passageiros em vias públicas sem nenhum tipo de interferência de um motorista pela primeira vez na história Fonte: Zoox/Divulgação

A bateria de 133 kWh que vem de série no Táxi Robô da Amazon torna-o mais potente do que as baterias que vêm de fábrica em muitos automóveis elétricos que já estão no mercado

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Uma subsidiária da Amazon conhecida como Zoox completou com sucesso uma missão histórica no mundo, transportando passageiros em rodovias abertas no estado da Califórnia usando um táxi robô, sem nenhuma ajuda de um motorista humano.

Em 2014, a Zoox foi fundada e, em junho de 2020, a Amazon pagou US $1,2 bilhão para adquirir a empresa. Em julho de 2022, a Zoox fez história ao ser a primeira empresa auto certificada do mundo a ter um carro de passageiros totalmente elétrico e autônomo construído de acordo com os critérios dos Padrões Federais de Segurança para Veículos Automotores.

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Uma mudança que foi proposta para ser feita na licença de teste atual da Zoox foi aprovada pelo Departamento de Veículos Automotores da Califórnia na semana passada.

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Até onde sabemos, esta foi a primeira vez na história da humanidade em que um táxi robô construído para esse fim pela Amazon, que não tem nenhum controle manual, dirigiu de forma autônoma, levando os passageiros. Sem volante. Sem pedais.

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O carro já completou dezenas de giros durante a sua primeira jornada, que somaram uma distância de três quilômetros, conforme afirma Jesse Levinson, o criador do Zoox, em um comunicado.

Segundo ele, quando estava viajando no táxi robô da Amazon, o veículo autônomo nunca deu problema. Como é de se esperar em vias públicas abertas, nos deparamos com um grande número de automóveis, pedestres e ciclistas, entre outros usuários da via. 

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A bateria que alimenta o Táxi Robô da Amazon tem uma capacidade de 133 kWh, o que a coloca no mesmo patamar das baterias que alimentam os carros mais potentes da Tesla no momento. A empresa enfatiza que as baterias terão autonomia de dezesseis horas quando usadas continuamente.

A estrada tem vários semáforos, curvas à esquerda e à direita, tráfego cruzado não vigiado e velocidades de até 35 milhas por hora, e o táxi robô da amazon se saiu muito bem na sua primeira viagem como pode ser visto no vídeo

Segundo informações da corporação, em breve o serviço de robô táxi será disponibilizado aos trabalhadores da cidade de Foster City, no estado da Califórnia. Eles poderão se mover livremente entre os dois edifícios da empresa utilizando o veículo.

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O robô táxi desenvolvido pela subsidiária da Amazon, Zoox, como a maioria dos primeiros carros autônomos, é equipado com muita tecnologia de segurança. Além dos vários sensores de radar e câmeras, o topo é adornado com uma coroa composta por seis discos LiDAR. 

De acordo com a Zoox, isso não apenas oferece um campo de visão de 270 graus em todos os cantos, o que quase elimina os pontos cegos, mas também oferece redundância no caso de falha de um sensor. A gama de sensores dá ao automóvel a capacidade de detectar coisas localizadas a até 150 metros de distância.

A cabine do táxi robô da Amazon tem um nível mais baixo de sofisticação técnica. Os assentos confortáveis voltados para dentro são circundados por algo que parece ser um tecido texturizado. Além disso, os assentos escondem uma mudança fundamental no funcionamento dos airbags, conforme descrito pelo fabricante. 

Porta-copos e tapetes de carregamento sem fio estão localizados no espaço entre os assentos. Além disso, o teto tem o padrão de um céu noturno estrelado, o tipo de design que costuma ser visto em automóveis premium, como o Rolls Royce Ghost. A tecnologia mais avançada descoberta dentro do carro é uma pequena tela sensível ao toque instalada em cada assento individual.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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