Toyota está desenvolvendo bateria para carros elétricos que recarrega em 10 minutos e pode ter 1200 quilômetros de autonomia
A Toyota planeja lançar veículos equipados com a nova bateria de estado sólido até 2028, com a produção em massa prevista para 2030.
Toyota, a renomada fabricante automotiva japonesa, está avançando na inovação tecnológica com o desenvolvimento de baterias de estado sólido para veículos elétricos. Este avanço promete uma autonomia de até 1.200 km e um tempo de recarga surpreendentemente rápido de apenas 10 minutos.
A tecnologia de bateria de estado sólido é baseada em eletrodos e eletrólitos em estado ultraeficiente, oferecendo uma densidade de energia significativamente maior do que as atuais baterias de íon-lítio. Além de aumentar a autonomia dos veículos elétricos, essa tecnologia também promete maior segurança, reduzindo riscos de incêndios associados a baterias de íon-lítio.
Toyota faz parcerias com Panasonic e Idemitsu para superar esses obstáculos
Embora enfrentando desafios na produção e montagem dessas baterias, a Toyota tem colaborado com parceiros como Panasonic e Idemitsu Kosan para superar esses obstáculos. A empresa planeja lançar veículos equipados com a nova tecnologia de bateria em 2027 ou 2028, com a produção em massa prevista para 2030 ou além.
A Toyota confirmou planos de introduzir baterias de estado sólido em veículos elétricos com um alcance de até 1.200 km. Além disso, a Toyota planeja lançar uma bateria de íon-lítio de alto desempenho em 2026, oferecendo um alcance 20% maior que o modelo atual bZ4X, com recarga rápida de 20 minutos.
A empresa também prevê uma bateria de lítio ferro fosfato mais acessível para reduzir custos em 40% em relação ao bZ4X.
Baterias de estado sólido e alternativas ao cobalto
A tecnologia de baterias de estado sólido está sendo explorada por diversas empresas ao redor do mundo. Por exemplo, a Honda planeja lançar uma linha de teste de baterias de estado sólido em 2024, com a intenção de usá-las em modelos na segunda metade desta década.
A Blue Solutions, uma empresa francesa, está desenvolvendo baterias de estado sólido para carros que prometem ter um tempo de carregamento de menos de 20 minutos e um aumento de autonomia de cerca de 30%, alcançando quase 1.000 km.
Outra frente de inovação é o desenvolvimento de baterias livres de cobalto. O MIT desenvolveu um material de cátodo orgânico para baterias de íon-lítio que pode oferecer uma alternativa sustentável às baterias contendo cobalto. Essas baterias orgânicas prometem desempenho comparável às baterias tradicionais de cobalto, além de serem mais rápidas de carregar.
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