QuantumScape e Volkswagen desenvolvem bateria de estado sólido que promete durar 500.000 km

QuantumScape e Volkswagen desenvolvem bateria de estado sólido que promete durar 500.000 km Foto: X - QuantumScape / Divulgação

A longa jornada de desenvolvimento de baterias de estado sólido pela QuantumScape, em parceria com o Grupo Volkswagen, atingiu um marco significativo

Publicidade

A QuantumScape, uma empresa inovadora em tecnologia de baterias, tem trabalhado ao longo de uma década para desenvolver células de bateria de estado sólido escaláveis e densas em energia, com o objetivo de alimentar veículos elétricos (VEs) mais seguros, que carregam mais rápido e percorrem maiores distâncias​​.

A PowerCo, subsidiária da Volkswagen dedicada a baterias, realizou testes de resistência nas células de estado sólido da QuantumScape, confirmando que elas podem, um dia, permitir que VEs percorram 500.000 quilômetros com praticamente nenhuma perda de alcance.

Publicidade

A célula testada consistiu em 24 camadas, correspondendo à célula da série planejada. O teste envolveu mais de 1.000 ciclos de carga, e os resultados foram muito promissores: a bateria manteve mais de 95% de sua capacidade original​​​​.

Estes resultados são particularmente encorajadores, pois superam as metas padrão da indústria para células de estado sólido nesta fase de desenvolvimento, que são 700 ciclos de carga e uma perda máxima de capacidade de 20%.

Publicidade

O CEO da QuantumScape, Jagdeep Singh, destacou o desempenho excepcional das células anódicas de estado sólido de lítio-metal da empresa, ressaltando que nenhuma outra bateria de formato automotivo de lítio-metal demonstrou tal retenção de energia de descarga em uma contagem de ciclo comparável e sob condições similares​​.

LEIA TAMBÉM:  Watts inova com consórcio para motos elétricas; As parcelas ficam menos de R$ 315,00 no plano com uma bateria

Apesar dos avanços significativos, a QuantumScape ainda tem um longo caminho a percorrer antes de alcançar uma produção viável e em larga escala

A Volkswagen, enquanto isso, continua a apoiar a QuantumScape, com planos de eventualmente entregar VEs de longo alcance equipados com estas baterias de estado sólido. O próximo passo será aperfeiçoar e escalar os processos de fabricação, enquanto ambos os parceiros trabalham para industrializar essa tecnologia e trazê-la ao mercado o mais rápido possível​​.

Publicidade

Esta inovação promete revolucionar o mercado de veículos elétricos, oferecendo baterias com longa durabilidade e menor degradação, o que pode significar alcances maiores, tempos de recarga mais rápidos e uma vida útil prolongada para os VEs.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Ana Paula Araújo
Ana Paula Araújo

Ana Paula Araújo escreve no Cultura Ambiental nas Escolas sobre meio ambiente, sustentabilidade, energias renováveis e suas implicações, veículos elétricos e as principais novidades do setor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *