Toyota transforma o futuro da mobilidade sustentável no Brasil com um carro elétrico a hidrogênio usando etanol
Montadora promoveu uma parceria de R$ 50 milhões para desenvolver nova tecnologia sustentável
A Toyota do Brasil anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões no desenvolvimento de um carro elétrico a hidrogênio movido a etanol. A montadora japonesa firmou uma parceria com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Senai CETIQT para a implementação do projeto. A iniciativa busca produzir hidrogênio a partir do etanol derivado da cana-de-açúcar, oferecendo uma solução sustentável para o mercado automobilístico brasileiro.
O sedã Mirai, primeiro modelo de série da Toyota movido a célula de combustível, servirá como base para o desenvolvimento do carro elétrico a etanol. Um exemplar do Mirai será entregue ao RCGI da USP para testes no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de avaliar a viabilidade do projeto. Além do sedã, o hidrogênio obtido com etanol será utilizado para abastecer três ônibus que circularão na Cidade Universitária.
Estudo de emissões de CO2 e potencial de descarbonização da frota
A Shell Brasil, parceira do projeto, investirá cerca de R$ 50 milhões para viabilizar a produção de hidrogênio a partir do etanol e calcular as emissões de CO2 “do poço à roda”. O estudo mensurará as emissões de CO2 em todos os processos envolvidos, desde o cultivo da cana-de-açúcar até o consumo do hidrogênio na célula combustível.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, acredita que o país tem potencial para liderar a descarbonização da frota global. A montadora tem investido em tecnologias sustentáveis desde o lançamento do Prius em 1997, e agora, com o Mirai abastecido com hidrogênio de fonte 100% renovável, o futuro do Brasil pode ser cada vez mais verde.
Conheça o Toyota Mirai e seu funcionamento
O Toyota Mirai é um sedã com design de cupê que funciona como um veículo elétrico. A geração de energia ocorre através da reação química entre o hidrogênio e o oxigênio, produzindo eletricidade que alimenta a bateria (1,24 kWh) e, consequentemente, o motor elétrico. Essa tecnologia é conhecida como FCEV (Fuel Cell Eletric Vehicle).
Em 2021, o Mirai registrou um recorde no Guinness Book ao percorrer mais de 1.300 km com uma única recarga. O modelo possui 184 cv de potência e alcança 100 km/h em 9,2 segundos. O motor elétrico está localizado no eixo traseiro, enquanto a célula de combustível fica sob o capô. Os cilindros e a bateria estão posicionados sob o assoalho do veículo.
O hidrogênio é armazenado em tanques, enquanto o oxigênio é captado do ambiente externo. A reação entre esses dois elementos libera energia, que é convertida em eletricidade para recarregar a bateria e alimentar o motor elétrico. Como resultado, o veículo não emite CO2 e possui uma autonomia que pode chegar a 600 km. Além disso, o processo químico resulta na liberação de vapor d’água pelo escapamento, tornando o Mirai uma opção ecológica e inovadora no mercado automobilístico.
Com o desenvolvimento do carro elétrico a hidrogênio movido a etanol, a Toyota busca consolidar sua posição como líder no mercado de veículos sustentáveis. A parceria com empresas e instituições de pesquisa nacionais mostra o compromisso da montadora com a inovação e a busca por soluções práticas e sustentáveis para a mobilidade no Brasil e no mundo. O projeto do Mirai movido a etanol é apenas um dos passos nessa direção, e o potencial de crescimento dessa tecnologia é enorme.
Fonte da imagem: Toyota/Divulgação
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