Universidade alemã desenvolve Veículo Elétrico com autonomia de 2.575 km por carga na bateria
Novo protótipo de carro elétrico poderia viajar de são Paulo ao Rio três vezes sem parar para recarregar as baterias
Dizer adeus aos motores a combustão pode estar mais próximo do que imaginávamos. Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) têm trabalhado arduamente no desenvolvimento de um veículo elétrico que ultrapassa os 2,5 mil km com uma única recarga na bateria, e os frutos de seu labor já têm despertado atenção mundial.
Imagine começar uma viagem em São Paulo e ir até o Rio de Janeiro, depois retornar e fazer o mesmo percurso duas vezes mais, tudo isso em um único carregamento. Esse é o feito impressionante alcançado pelo protótipo chamado “muc022“.
Ocupando o espaço de um monolugar, esta maravilha da engenharia não apenas realizou essa façanha, mas também estabeleceu um novo marco na capacidade de autonomia dos veículos elétricos.
Veículo elétrico rodou por seis dias seguidos sem precisar reabastecer e estabeleceu novo marco em autonomia elétrica
Com um design aerodinâmico e pesando meros 170 kg, esse veículo elétrico, apesar de sua aparência compacta, possui um poder surpreendente. Seus dois motores elétricos, com 440 W cada, operam em harmonia com um coeficiente aerodinâmico de 0,159 cx. Sua bateria, surpreendentemente pequena com 15,5 kWh, se mostrou mais eficiente que muitos modelos híbridos no mercado.
Mas como isso foi possível? Durante seis dias contínuos, em uma pista fechada, o muc022 foi colocado à prova. Diversos pilotos, sob observação rigorosa de auditores, levaram o veículo a superar o recorde anterior de 1.609 km de autonomia e continuaram avançando. O resultado? O título de um dos veículos elétricos mais eficientes do mundo, superando gigantes como Tesla Model Y e Mercedes-Benz Vision EQXX.
Toyota trabalha em baterias que prometem 1,2 mil km de alcance
Ainda assim, com os avanços rápidos da tecnologia, as expectativas para veículos elétricos estão em constante evolução. Por exemplo, a Toyota anunciou planos ambiciosos para o futuro, trabalhando em baterias que poderiam dobrar a autonomia atual dos carros elétricos. Isso, sem dúvida, influenciará a corrida por carros com maior capacidade de permanência nas estradas sem a necessidade de recarga.
Ao refletir sobre essa conquista da Universidade Técnica de Munique, é inegável que os carros elétricos não são apenas o futuro, mas o presente, e é empolgante imaginar onde a próxima inovação nos levará. Com pesquisadores e engenheiros apaixonados à frente, o céu é o limite. Ou quem sabe, a próxima cidade a várias centenas de quilômetros de distância.
Sobre o Autor
0 Comentários