Empresa holandesa desenvolve ônibus elétrico capaz de rodar até 700 Km com uma única carga

Empresa holandesa desenvolve ônibus elétrico capaz de rodar até 700 Km com uma única carga Fonte: Ebusco/Divulgação
Publicidade

A Ebusco, uma empresa holandesa pioneira em tecnologia de ônibus elétricos, lançou oficialmente a produção em larga escala de seu inovador modelo de ônibus elétrico, o 3.0. Este veículo é mais do que uma mera adição à frota de ônibus elétricos, é uma transformação no panorama da mobilidade sustentável, pois, segundo a empresa, pode rodar até 700 km com apenas uma carga nas baterias.

Ônibus mais leve resulta em maior autonomia

Incorporando uma estrutura composta que é 27% mais leve que as comuns, o Ebusco 3.0 se apresenta como um verdadeiro divisor de águas no segmento de ônibus elétricos. A leveza da estrutura do modelo permite ampliar o ciclo de vida útil do veículo para impressionantes 25 anos.

Publicidade

Os modelos estão disponíveis nos tamanhos 12M e 18M. O primeiro, 12M, foi entregue à gigante Transdev do transporte público para operação em Hilversum, na Holanda. Este modelo pesa apenas 9.500 kg e, devido à redução de massa, consome uma quantidade de energia extremamente reduzida, permitindo uma autonomia de até 575 km. Já o modelo 18M tem um alcance ainda mais notável, podendo chegar a até 700 km.

LEIA TAMBÉM:  Qual a vida útil da bateria de um veículo elétrico?

Ônibus elétrico da Ebusco é equipado com baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP)

Os ônibus Ebusco 3.0 são equipados com baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 105 Ah e 3,2 V, integradas ao chassi do veículo. Isso resulta em um centro de gravidade baixo, proporcionando uma experiência de direção excepcional.

Publicidade

Um protótipo do Ebusco 3.0 tem operado em Munique há mais de um ano e meio e tem demonstrado ser mais eficiente que seu antecessor, o Ebusco 2.2. O consumo de energia do protótipo foi 30% inferior ao do modelo anterior, mesmo sendo mais pesado que o modelo 3.0 comparável.

Perspectivas futuras

Embora a Ebusco tenha enfrentado dificuldades na cadeia de suprimentos, adiando a produção em larga escala do 3.0 desde o final de 2022, agora a produção em série do ônibus elétrico está ganhando ritmo. A empresa tem como objetivo, a médio prazo, alcançar uma capacidade de produção de 3.000 ônibus por ano.

Publicidade

Este marco importante para a Ebusco e para a indústria de transporte elétrico representa um passo significativo na direção de uma mobilidade mais sustentável e eficiente. A introdução do Ebusco 3.0 promete ser apenas o início de uma revolução no setor de transporte público.

Veja esse vídeo que mostra como os ônibus elétricos 3.0 da Ebusco são fabricados:

Fonte: Canal da Ebusco no Youtube
Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *