5 erros fatais com câmbio automático que você pode estar cometendo

5 erros fatais com câmbio automático que você pode estar cometendo Foto: Instituto Combustível Legal / Reprodução

O aumento na popularidade dos carros com câmbio automático no Brasil trouxe uma nova realidade aos motoristas: a necessidade de adaptar-se a um tipo de condução diferente dos tradicionais veículos manuais

Publicidade

Entretanto, diversos motoristas, ainda não totalmente familiarizados com os câmbios automáticos, incorrem em falhas que podem causar danos significativos e onerosos aos seus veículos. Neste contexto, destacaremos cinco desses equívocos frequentes para melhor orientação e prática de condução.

Manutenção de Posição em Ladeiras

A forma correta de subir ladeiras em carros automáticos não é manter a posição Drive engatada, como muitos pensam. Isso acarreta um desgaste excessivo do câmbio. O aconselhável é usar a marcha 1 ou L, dependendo do fabricante, para evitar esse desgaste.

Publicidade

Uso Incorreto das Posições do Câmbio

Os carros automáticos possuem, em geral, quatro posições principais: “P” (estacionamento), “R” (marcha ré), “N” (neutro) e “D” (drive). Muitos motoristas, no entanto, cometem erros como:

  • Mudar para “N” em Semáforos: Isso pode aumentar o consumo de combustível e causar riscos, especialmente em ladeiras.
  • Descidas em “N”: Usar o neutro em descidas aumenta o desgaste dos freios, pois o freio motor não é ativado.
  • Mudança Rápida entre “D” e “R”: Isso causa trancos e pode danificar a transmissão. A troca entre essas posições deve ser feita com o carro parado.

Uso Inadequado dos Pedais

A confusão entre os pedais em carros automáticos é um erro comum, principalmente para quem está acostumado com câmbios manuais. Um erro frequente é acelerar e frear simultaneamente, acreditando que isso ajuda na arrancada, o que na verdade causa desgaste precoce da transmissão.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Transição energética sacode mercado de petróleo; O que esperar dos preços?

Falhas ao Estacionar

Muitos não utilizam o freio de mão ao estacionar em “P”, o que pode danificar a trava do câmbio e os componentes de suporte da transmissão. O procedimento correto é acionar o freio de mão antes de mudar para a posição “P”.

Descuido com a Manutenção do Câmbio

Ignorar a manutenção do câmbio automático é um erro grave. A troca de óleo e fluidos deve ser feita conforme as recomendações do fabricante ou do seu mecânico de confiança. Esse cuidado é crucial para a longevidade e bom funcionamento do sistema.

Publicidade

O câmbio automático, embora prático, exige atenção e cuidados específicos. A falta de conhecimento pode levar a danos caros e desnecessários. Portanto, familiarize-se com as particularidades do seu veículo e conduza com segurança e eficiência.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Ana Paula Araújo
Ana Paula Araújo

Ana Paula Araújo escreve no Cultura Ambiental nas Escolas sobre meio ambiente, sustentabilidade, energias renováveis e suas implicações, veículos elétricos e as principais novidades do setor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *