Dirigir sem camisa? Saiba se você pode ou não, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro Foto: Portal 6 / Reprodução

No calor escaldante do verão, muitos motoristas podem se perguntar se é permitido dirigir sem camisa nas estradas brasileiras

Essa é uma dúvida recorrente, mas a resposta está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode surpreender. Neste artigo, vamos esclarecer as regras sobre dirigir sem camisa, fornecer detalhes adicionais e garantir que você esteja bem informado para enfrentar o calor do volante.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro em relação a dirigir sem camisa: não existe nenhuma restrição quanto ao uso ou não de camisa ao dirigir. O artigo 252 do CTB, que aborda as infrações relacionadas à conduta do motorista, não faz qualquer menção à obrigatoriedade de vestir camisa ou a especificações sobre a vestimenta ao volante.

Com base no CTB, a escolha de dirigir sem camisa ou com outra vestimenta adequada é uma decisão pessoal. Não há lei que proíba dirigir sem camisa no Brasil. Portanto, os motoristas têm liberdade nesse aspecto.

Embora a lei não imponha restrições sobre o tipo de roupa a ser usada, é crucial que a vestimenta não prejudique sua capacidade de dirigir com segurança. Roupas desconfortáveis ou que interfiram na condução podem criar situações perigosas no trânsito.

Em blitz de trânsito, as autoridades podem solicitar que o motorista se vista por uma questão de respeito, principalmente se ele precisar sair do veículo. No entanto, é importante destacar que essa solicitação não é uma obrigação legal e não implica em infração de trânsito.

Dirigir sem camisa, de biquíni ou sunga não é proibido, desde que não comprometa a segurança no trânsito. Os motoristas devem escolher roupas que proporcionem conforto ao dirigir e garantir que sua atenção permaneça totalmente voltada à estrada.

Portanto, nos dias de calor intenso, os condutores podem ficar tranquilos, pois não existe infração de trânsito relacionada à ausência de camisa ao volante. Mantenha o foco na segurança, escolhendo roupas adequadas, e aproveite a viagem com conforto, de acordo com o que permite o Código de Trânsito Brasileiro.

Manutenção veicular no verão: Garanta a segurança e o conforto nas estradas

Além de escolher a vestimenta adequada ao dirigir em dias quentes, é fundamental cuidar do seu veículo para garantir viagens seguras e livres de imprevistos. Durante o verão, é aconselhável realizar uma verificação regular do sistema de ar condicionado para assegurar seu funcionamento adequado, mantendo o interior do carro fresco e confortável.

Além disso, o aumento da temperatura do asfalto pode afetar a pressão dos pneus, tornando essencial verificar e ajustar a pressão dos pneus de acordo com as especificações do fabricante para prevenir problemas como pneus murchos ou superaquecimento.

Carregar água extra para o radiador do veículo também é uma medida preventiva inteligente, pois ajuda a evitar o superaquecimento do motor, especialmente em viagens longas sob o sol escaldante. Portanto, além de cuidar da sua vestimenta, não deixe de cuidar do seu veículo para desfrutar de viagens seguras e confortáveis durante o verão.

Tags: | | |