Startup francesa inventa sistema híbrido que gera energia Solar e Eólica ao mesmo tempo a um baixo custo, sem gerar grandes impactos ambientais
Atualmente, uma das estratégias mais implementadas em todo o mundo como fonte de energia renovável, é a geração de eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos. Seu desempenho é excelente durante o dia, mas começa a sofrer assim que a radiação solar começa a diminuir, o que pode acontecer tanto quando anoitece, como por um momento nublado durante o dia.
Pensando em resolver esse problema, a Startup francesa Unéole, criou um sistema híbrido, que une duas fontes de geração de energia renovável, a solar e a eólica.
Este novíssimo sistema é sustentado por duas matrizes de turbinas eólicas, cada uma com 4 metros de altura, conectadas por um teto feito de painéis solares.
Para diminuir o impacto que os aerogeradores têm no ecossistema envolvente, os componentes que os compõem, como o alumínio e o aço inoxidável, são produzidos a partir de materiais reciclados ou recicláveis.
A Unéole desenvolveu um sistema de energia híbrida que combina energia eólica e fotovoltaica para tornar o autoconsumo uma prática mais eficaz
De acordo com as informações fornecidas pela fabricante, é possível instalar este sistema em coberturas planas de espaços comerciais ou condomínios com área superior a 150 metros quadrados e que exijam a instalação de pelo menos dez aerogeradores.
Por utilizar um sistema híbrido, a Unéole está confiante de que será capaz de fornecer um dos sistemas de energia renovável mais eficazes atualmente disponíveis no mercado, pois ele não perderá a eficiência em nenhum momento, podendo gerar energia durante o dia e a noite.
Unéole garante a conclusão de todas as fases do projeto, desde o planejamento até a instalação, e são utilizados algoritmos para determinar o número ideal de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos para cada estrutura individualmente.
A empresa já havia instalado o dispositivo para testes no ano anterior no centro LumiWatt da empresa CD2e em Loos-en-Gohelle, na França. Os primeiros testes foram realizados com o intuito de provar que os dados informados eram verdadeiros. Conheça o sistema no vídeo abaixo.
Sobre o Autor
0 Comentários