Os painéis solares atraem raios?

Escrito por Geovane Souza

Quando uma pessoa decide instalar painéis solares em casa, surgem muitas dúvidas a respeito do assunto. Com isso existem alguns equívocos em relação a energia solar, bem como uma infinidade de mitos relacionados. principalmente quando falamos de queda de raios.

Você já pode ter ouvido alguém falar sobre dois mitos, primeiro que estruturas com metal ou metal no corpo atraem raios, e segundo que os raios só atingem os objetos mais altos. Talvez seja por isso que você se preocupa com os painéis solares, pois acha que eles terão mais chances de serem atingidos.

Os painéis solares atraem raios?

Todo mundo sabe que custa milhares de reais investir em um sistema de energia solar em casa. Portanto, é compreensível que a ideia de que esse “investimento de milhões” seja destruído por um raio é terrível.

Então, neste artigo, vamos eliminar suas preocupações, esclarecendo quaisquer falsos mitos e informando tudo o que você precisa saber sobre painéis solares e relâmpagos. Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

Os painéis solares aumentam o risco de cair um raio na residência?

O relâmpago é altamente destrutivo e é um dos principais fenômenos naturais que podem causar danos aos painéis solares e a sua casa. Portanto, você está correto em se preocupar se os painéis solares aumentam o risco de raios.

Muitas pessoas pensam que os edifícios com painéis solares são considerados alvos perfeitos para raios por causa das estruturas de metal e dos próprios painéis solares. Felizmente, isso não é verdade, pois painéis metálicos ou solares não atrai o raio.

O conceito de relâmpago é muito complexo para ser explicado aqui, mas são vários os fatores que podem ou não atrair um raio a uma determinada localidade. No entanto, a presença de metais não é um deles. O metal não tem efeito ou faz diferença onde o raio atinge.

Um raio pode atingir qualquer coisa, incluindo árvores, montanhas, rochas, etc. Além disso, os cientistas não encontraram evidências de que os painéis solares e suas estruturas de metal, atraem raios. Ao contrário da crença popular, os painéis solares não aumentam, ou diminuem, o risco de raios em uma casa.

PARA VOCÊ:
Precisamos de energia nuclear na matriz energética para deter as mudanças climáticas?

O que é um raio e quando acontece?

Você pode estar familiarizado com a palavra, raio ou relâmpago, mas se lhe pedissem para explicar o que significa, você consegue? Se não, vamos dar uma breve explicação do que é e como ocorre esse fenômeno da natureza.

O relâmpago é uma espécie de “Faísca” que equilibra temporariamente as regiões carregadas da atmosfera. E isso pode acontecer no céu, entre as nuvens ou atingir a terra. Se uma nuvem estiver muito carregada positivamente e chegar perto de outra carregada negativamente, nesse momento acontece um equilíbrio nas cargas das nuvens, essa transferência de energia libera muita luz e som, é dai que surge o relâmpago e o trovão. Essa descarga elétrica pode ocorrer também na terra, dai que surge os temidos raios.

Os raios são muito comuns no Brasil, estima-se que mais de 77 milhões de descargas elétricas atingem o país todos os anos. Ainda assim, as chances de um painel solar ser danificado por um raio são pequenas. A cada ano, cerca de 200 casas são atingidas por raios no Brasil, porém, o fato delas terem ou não painéis solares, não aumenta, nem diminui esse risco.

Os raios podem danificar os painéis solares?

Uma vez atingido, o raio representa uma ameaça real para os painéis solares. Embora a chance de seu painel solar ser atingido por um raio seja extremamente baixa, você deve tomar precauções para protegê-lo. Primeiro porque se trata de um projeto caro, e segundo porque se o raio atingir o painel solar, provavelmente ele não danificará somente o painel, e sim vários outros equipamentos da sua residência.

Portanto, se um raio atingir seu painel solar diretamente, poderá inutilizar todo o sistema. Ele faz isso derretendo partes dos painéis, o que pode causar danos aos componentes do sistema solar. Golpes diretos também geram altas correntes, que podem causar superaquecimento do sistema, sobrecarga na fiação que poderá danificar vários equipamentos elétricos da casa.

PARA VOCÊ:
Empresa americana apresenta robô frentista que recarrega carro elétrico sem auxílio humano

Posso instalar painéis solares em regiões onde ocorre muita queda de raios?

Presume-se que a instalação de sistemas solares sejam feitas com materiais de qualidade e por um profissional qualificado e de confiança. Nesse caso, você pode instalar painéis solares em áreas de tempestade sem se preocupar. Tudo o que é necessário é garantir que o instalador ou a empresa de instalação esteja fazendo um trabalho correto e colocando a proteção necessária contra os raios para garantir que seus painéis solares estejam bem protegidos.

Como é feita a proteção adequada dos painéis solares?

  1. Aterramento

A maneira mais comum de proteger o sistema solar é aterrando-o. O aterramento é uma maneira econômica de proteger seu sistema solar e é frequentemente recomendado por muitos profissionais. Este método é usado para desviar o caminho do raio. Para locais com relâmpagos ocasionais, a proteção é suficiente. Mas lembre-se, o aterramento deve ser feito pela mesma empresa que instalou os painéis solares, ou um profissional qualificado, para garantir a qualidade da fiação utilizada.

  1. Para-raios

Os para-raios protegem os painéis solares absorvendo tensões causadas por choques. Esses dispositivos direcionam os raios para o solo ou permitem que os surtos desviem da fiação e dos componentes. Certifique-se de que o instalador instale para-raios em ambas as extremidades de quaisquer fios conectados ao sistema de painel solar.

E se minha casa for atingida por um raio, o que eu faço?

Felizmente, as casas resistem muito bem aos raios sem grandes danos imediatos. Em outras palavras, sua casa não vai cair, se ela for atingida por um raio, mas existem outros riscos, como choques elétricos e incêndios, por exemplo. O raio pode facilmente incendiar materiais inflamáveis.

Então é melhor se você tomar algumas precauções durante uma tempestade. Algumas delas incluem desconectar todos os eletrônicos das tomadas durante uma tempestade. No entanto, digamos que um raio atinja sua casa. Neste caso você deve fazer o seguinte:

  • Os raios podem provocar ondas de choque, que podem fazer com que detritos pontiagudos voem e até desequilibrem você. Portanto, certifique-se de que todos estão bem e que ninguém se machucou.
  • Verifique se há sinais de fogo, como cheiro ou fumaça. Se você encontrá-lo ou tiver alguma dúvida, ligue para o 193, número gratuito de emergências do Corpo de Bombeiros. Notifique-os de que sua casa foi atingida por um raio e evacue a casa até que eles cheguem.
  • Depois que o corpo de bombeiros avaliar sua casa, ligue para sua companhia de seguros, se tiver.
  • Depois que o corpo de bombeiros averiguar tudo e informar que sua casa está em segurança, entre em contato com um eletricista de sua confiança para verificar a fiação de sua casa e reparar qualquer dano.
PARA VOCÊ:
RBE e AES Brasil fecham acordo de compra de energia renovável por dez anos

Eu devo desligar o inversor do sistema solar?

Os inversores são sensíveis a raios e devem ser protegidos o máximo possível. No entanto, é aconselhável desligar o inversor em caso de queda de um raio. No entanto, você não deve desligar somente o inversor durante a tempestade. Ajudará se você também desligar todos os outros eletrônicos da casa.

O trovão afeta o inversor?

Não, o trovão não afeta o inversor. O relâmpago vem com o trovão, no entanto, e o relâmpago que representa um risco maior para o seu inversor. Relâmpagos fortes podem causar superaquecimento ou desconexão do inversor, podendo até causar um incêndio.

Em conclusão

A probabilidade de uma montanha ser atingida por um raio é semelhante à probabilidade de um painel solar atingido. Portanto, os painéis solares não atraem raios nem aumentam o risco de raios. No entanto, não importa quão baixo seja o risco de seu painel solar ser atingido, você deve sempre protegê-lo. Embora você não possa impedir que seus painéis solares sejam atingidos por um raio, você tem a chance de redirecionar o fluxo de corrente para evitar danificar seu sistema de energia solar.

Artigos relacionados