Painéis solares causam interferências em aparelhos de Rádio, Tv, WiFi e Celular?

Escrito por Geovane Souza

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm antes de instalar um projeto de energia solar em casa, é se os painéis solares vão causar interferências e perda de sinal em aparelhos de Tv, internet Wifi, e celulares, por exemplo. Em resposta a essa dúvida, podemos dizer que sim, causam perda de sinal. porém, não é da forma que você está pensando.

Os painéis solares são montados no telhado das casas, e isso pode interferir na intensidade de sinal de tv e celular, por exemplo. No entanto, não é por causa de uma radiação emitida pelo painel, ou algo do tipo. O problema é que as placas agem como uma barreira “Tampando” o sinal, ou seja, é uma interferência física.

PARA VOCÊ:
Grupo de estudantes de engenharia desenvolve estação de carregamento solar para carros elétricos
Painéis solares causam interferências em aparelhos de Rádio, Tv, Wifi e Celular?
Foto: Kindel Media no Pexels

Essa interferência acontece porque os painéis formam uma barreira entre você e a torre de transmissão, por exemplo, em caso de sinal de celular, TV e rádio. Isso não acontece somente com os painéis solares. Seja qual for a barreira colocada entre um transmissor e um receptor, vai reduzir a intensidade do sinal entre os dois, o próprio telhado da casa faz isso.

Bom, como já deu pra perceber, dificilmente os painéis solares vão causar interferência em sua rede WiFi, já que o sinal de internet, na grande maioria das vezes, chega através de cabo até o roteador, de onde parte o sinal para o ambiente. Ou seja, nesse caso os painéis solares não formam nenhuma barreira entre você é o roteador. Existem outras barreiras, como as paredes por exemplo, isso explica porque quando entramos em um cômodo mais distante de onde o roteador está localizado, o sinal da internet perde a qualidade.

PARA VOCÊ:
Pesquisadores criam Gel capaz de obter água potável até mesmo no deserto

O inversor de energia solar pode causar interferências de sinal WiFi

Diferentemente dos painéis solares, o inversor sim, pode causar interferência eletromagnética. O inversor é o aparelho usado para transformar a energia gerada pelos painéis solares. O inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada, para que o usuário possa usar nos aparelhos de casa. Quando acontece essa conversão de DC para AC, pode produzir uma pequena interferência eletromagnética, provocando perda de sinal de internet, por exemplo.

Felizmente, as empresas de energia solar estão cientes disso. No momento da elaboração do projeto, isso é levado em consideração e várias providências são tomadas para que esse problema não aconteça. O inversor geralmente é instalado em um local distante, para que não cause interferência no roteador. Além disso, a fiação usada e o próprio inversor são isolados com uma camada protetora que inibe essa interferência, tornando-a quase nula.

PARA VOCÊ:
Pequenas e baratas turbinas eólicas em áreas urbanas que geram energia limpa e renovável: essa é a proposta da empresa Flower Turbines
Artigos relacionados