Amigas se unem em prol do meio ambiente e criam ‘startup’ que desenvolve soluções para reduzir o lixo nas grandes cidades

Escrito por Valdemar Medeiros

Duas amigas que se conheceram em uma ação social em Salvador (BA), criaram uma “startup” voltada ao desenvolvimento de soluções para redução de lixo em grandes cidades.

O projeto ajudou a remover cerca de 600 toneladas de lixo do meio ambiente e gerou R$ 1,5 milhão em renda com a reciclagem de materiais para catadores da região.

Conheça a história das amigas que criaram uma startup voltada a reduzir lixo do meio ambiente

As amigas se chamam Saville Alves, de 30 anos e Gabriela Tiemy, de 33, e são fundadoras da Solos, startup dedicada a promover uma economia circular e adequando-a aos padrões de reciclagem de lixo, como, por exemplo, o plástico.

As ações são realizadas na Bahia — que foi onde tudo começou — em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

PARA VOCÊ:
Energy Vault desenvolve tecnologia de armazenamento de energia gravitacional mais eficiente que baterias de lítio

As criadoras da startup Solos disseram que reconheceram imediatamente as afinidades entre elas, incluindo a questão de consciência ambiental, na época em que trabalhavam para a TETO, uma organização não governamental da América Latina, que trabalha em programas de habitação emergencial e empoderamento comunitário.

Leia: Finalizado e pronto para venda: Conheça o primeiro carro elétrico movido a energia solar do mundo

Saville destacou que o que conduziu a amiga e ela a permanecerem na TETO, naquela época, foi uma frase de Fernando Pessoa, que acreditava que a sociedade era melhor conduzida por “agitadores de sentimentos” e não por “agitadores de ideias”.

Isso foi suficiente para às duas permanecerem em um projeto que tanto ajuda as comunidades da Bahia, antes de criarem a própria startup. Saville ressalta ainda que, nas favelas, é perceptível o abandono por parte do Estado, e que o lixo, segundo ela, é um desses sinais de abandono.

PARA VOCÊ:
Novo carro elétrico Squad Solar é movido a energia solar que não precisa de habilitação

Atuação da startup Solos

A Solos é uma empresa impactante, que em parceria com outras marcas, conscientiza e mobiliza pessoas sobre a responsabilidade com o meio ambiente, ensinando-as como descartar adequadamente os produtos pós-consumo.

O objetivo da Solos é melhorar a qualidade de vida de todos, desde cooperativas de reciclagem até as tartarugas marinhas. Através de atividades econômicas básicas, as amigas promovem a conscientização nas pessoas sobre o tema e ajudam a mudar as práticas e os processos com relação à preservação do meio ambiente.

As amigas também realizam mobilização e planejamento de ativos, com impacto imediato, fazem o mapeamento de grandes e médios geradores, criação de soluções especializadas de coleta e recuperação de materiais plásticos, coordenação de cooperativas de reciclagem e apoio ao setor público-privado também em questões ambientais.

PARA VOCÊ:
A importância da reciclagem na geração de empregos

Reduzir lixo do meio ambiente é prioridade, mas existem outras questões trabalhadas pelas amigas

Trabalhar com reciclagem também gera renda para pessoas que trabalham em cooperativas, pessoas em situação de rua ou até mesmo para quem simplesmente opta por reciclar, independente de gênero e raça. De fato, a reciclagem e redução de lixo ajuda a reduz a emissão de gases de efeito estufa, além de manter rios e oceanos limpos.

Em todas as ações realizadas pela Solos, os resíduos plásticos coletados são encaminhados às cooperativas, que inclusive, é uma relação que as amigas pretendem manter por longos anos. Em alguns projetos, a startup também amplia os módulos de formação de cooperativas, ajudam no combate ao racismo e preconceito, além de incentivarem o empoderamento da mulher preta.

Artigos relacionados