Pesquisadores desenvolvem bateria líquida capaz de armazenar energia solar

Escrito por Bruno Teles

Celular que descarrega bateria rápido? Nunca mais! O que acha de ter uma bateria que dure até 18 anos?Isso não é apenas um sonho, mas já um projeto em desenvolvimento. Pesquisadores da Suécia, em parceria com cientistas chineses, desenvolveram uma bateria líquida capaz de armazenar energia solar.

A pesquisa desenvolve uma bateria capaz de armazenar energia solar em forma líquida. Permitindo que, assim, a energia possa ser usada gradativamente com o passar do tempo, segundo necessidade do consumidor, independente do clima, horário ou localização.

Isso é possível através de simples reações, envolvendo moléculas de carbono, hidrogênio e nitrogênio. As quais mudam de forma ao entrarem em contato com a luz do Sol. Essa energia pode ser armazenada por mais de 18 anos!

PARA VOCÊ:
Conheça o prédio gigante que será equipado com mais de 1.000 painéis solares

Para liberá-la, é necessário o auxílio de um catalisador, que usa o aquecimento das moléculas para que elas retornem ao formato original. O sistema sustentável é compacto, permitindo que seja utilizado para alimentar uma extensa gama de dispositivos.

Pesquisadores da Suécia, em parceria com cientistas chineses, desenvolveram uma bateria líquida capaz de armazenar energia solar.
Bateria líquida capaz de armazenar energia solar (Foto: Divulgação)

Leia mais em: cientistas desenvolvem molécula que permite armazenar energia solar por até 18 anos. 

Quanto tempo dura uma bateria para armazenar energia solar?

As baterias fotovoltaicas para sistemas de energia solar híbrido e ‘off grid’ possuem uma vida útil de 4 a 5 anos. Um tempo muito curto em comparação com a vida útil do sistema de energia solar, de 30 anos.

PARA VOCÊ:
Quais são as tendências quanto a produção de energia no Brasil?

Contudo, essa nova tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Universidade de Tecnologia Chalmers, mostra que é possível, ainda que por enquanto em pouca quantidade, armazenar energia solar por longos períodos (+10 anos).

Energia renovável vai mover o veleiro da Baía de Guanabara

Como uma bateria acumula energia?

As baterias são dispositivos armazenadores e não produtores de energia. Fazem isso através de processos de oxidação e redução, gerando assim uma produção de corrente elétrica. Conforme usada, o material que sofre oxidação no processo vai diminuindo.

PARA VOCÊ:
Pesquisadores da Noruega desenvolveram com sucesso um método para utilizar hidrogênio puro como combustível numa turbina a gás

Ainda é possível que a bateria seja carregada, através de uma fonte elétrica externa, originando novos componentes do redutor que sofreu oxidação com o uso.

Trabalhos Futuros a serem desenvolvidos:

  • Aumento do nível de energia armazenado para comercialização;
  • Desenvolvimento de baterias baratas e com alta capacidade de armazenamento;
  • Expansão para outras fontes de energia renovável, como a eólica.
Artigos relacionados