Célula 4695; Rivian revela nova bateria para desbancar a Tesla, autonomia pode passar dos 480 km Foto: Electrive / Reprodução

Essa célula, denominada 4695, tem um diâmetro de 46 mm e uma altura de 95 mm. Embora as especificações completas ainda não tenham sido divulgadas, o tamanho da célula é notavelmente maior que o das células 4680 utilizadas pela Tesla, o que pode ter implicações significativas.

Conforme as células de bateria aumentam em tamanho, sua voltagem permanece constante, exceto quando há alterações na composição química. É provável que a Rivian mantenha a fórmula tradicional de íons de lítio. O que realmente se amplia é a capacidade da célula, medida em ampères-hora, indicando que a nova célula 4695 armazena mais energia do que a versão 4680 da Tesla.

A Rivian apresentou seu mais recente modelo de SUV elétrico, o R2, que começa com um preço na casa dos 45 mil dólares (236.250 reais), e introduziu também um outro veículo, o R3. Ambos com a nova bateria da empresa.

Os dois veículos foram desenvolvidos a partir de uma plataforma inédita e oferecem alternativas de um, dois ou três propulsores elétricos. Na configuração de três motores, dois estão localizados no eixo traseiro e um no eixo dianteiro. Esta disposição possibilita que ambos alcancem uma velocidade de 60 mph (aproximadamente 96 km/h) partindo do zero em menos de três segundos. A Rivian, no entanto, não divulgou dados específicos de desempenho para as versões com um ou dois motores.

LEIA TAMBÉM:  KAIST cria bateria de sódio que recarrega em segundos e dura mais

A Rivian declarou que disponibilizará duas alternativas de bateria para o modelo R2, ao contrário das três opções presentes nos modelos R1

A versão com a bateria de maior capacidade no R2 promete oferecer um alcance superior a 300 milhas, o equivalente a aproximadamente 480 quilômetros. Ambos os modelos terão suporte integrado para o sistema de carregamento NACS na América do Norte, e será necessário um adaptador para uso com estações CCS. O tempo estimado para carregar a bateria de dez a 80 por cento é inferior a 30 minutos.

O R2 incorpora o estilo de design fundamental do conhecido R1S, porém, apresenta dimensões reduzidas. Medindo 4,71 metros de comprimento, este novo modelo se enquadra na mesma categoria de tamanho do Tesla Model Y. Por outro lado, o R1S é classificado como um veículo de luxo, possuindo um comprimento maior, de 5,10 metros.

O lançamento do R2 está previsto para o início de 2026, com preços começando em aproximadamente 45 mil dólares. Na Alemanha, espera-se que esteja disponível a partir de 2027, embora ainda não tenha sido definido um preço específico, e se espera que tenha uma autonomia superior a 550 quilômetros.

O R3 apresenta um tamanho mais compacto que o R2, com um comprimento definitivamente abaixo de 4,70 metros. Mais informações sobre esta versão menor ainda estão pendentes, já que a atenção estava voltada para o R2. Até o momento, não se sabe quando o R3 será lançado ou em quais mercados estará disponível.

O futuro dos veículos elétricos (EVs) e a autonomia de suas baterias estão sendo moldados por várias tendências e inovações tecnológicas emergentes

As baterias de íon de lítio continuam a ser a espinha dorsal da demanda por EVs, com um aumento significativo na demanda por essas baterias, impulsionado principalmente pelo crescimento nas vendas de carros elétricos.

LEIA TAMBÉM:  Conheça o S1: Robô humanoide da Astribot com habilidades de realizar tarefas com alta precisão

Por exemplo, em 2022, a demanda por baterias de íon de lítio automotivas aumentou em cerca de 65%, em grande parte devido a um aumento de 55% nas novas vendas de carros elétricos em comparação com 2021. Esse aumento na demanda de baterias também está impulsionando a demanda por materiais críticos como lítio, cobalto e níquel, essenciais para a produção de baterias EV.

Um aspecto importante nessa evolução é a busca por eficiência e custos reduzidos nas baterias, tanto para o fabricante quanto para o consumidor. A fabricação de baterias está se tornando mais sofisticada, com empresas como a Brill Power trabalhando para transformar sistemas de gerenciamento de baterias e reduzir os custos das tecnologias sustentáveis. Além disso, o aprimoramento da inteligência de baterias está otimizando o uso de energia e prolongando a vida útil das baterias EV.

Outra tendência é a busca por alternativas às baterias convencionais de íon de lítio. Por exemplo, as baterias de sódio-íon (Na-ion) estão emergindo como uma alternativa viável. Estas baterias dependem de materiais de menor custo em comparação com as de íon de lítio, resultando em baterias mais baratas e evitando a necessidade de minerais críticos.

Embora as baterias de Na-ion não tenham a mesma densidade de energia que suas contrapartes de íon de lítio, elas podem ser relevantes para veículos urbanos com menor autonomia ou para armazenamento estacionário.

A indústria de EVs está se movendo em direção a baterias mais acessíveis, eficientes e sustentáveis, com uma gama crescente de químicas de bateria e abordagens de gerenciamento de bateria.

Tags: | | | | | | |