Robô humanoide H1 da Unitree Robotics recebe atualização e bate recorde de velocidade Foto: VK / Reprodução

A Unitree Robotics, sediada em Hangzhou, China, e reconhecida por suas inovações tecnológicas em robótica, surpreendeu recentemente com o lançamento do H1 V3.0 Evolution. Este robô humanoide estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade em sua demonstração.

Em um vídeo, o H1, um robô com um pouco mais de 1,8 metros de altura e um peso inferior a 50 quilos, demonstrou sua habilidade ao atingir uma velocidade notável de 3,3 metros por segundo, o que corresponde a cerca de 11 km/h. A empresa Unitree menciona que o H1 tem capacidade para alcançar velocidades ainda maiores, até 5 metros por segundo, equivalente a aproximadamente 18 km/h.

A versão inicial do H1 atingia uma velocidade de 1,51 metros por segundo. Com avanços significativos, o H1 desenvolveu a habilidade de movimentar braços, pernas e tronco de maneira mais ágil, inclusive realizando danças complexas.

Conforme demonstrado em um vídeo divulgado pela Unitree, o robô é capaz de saltar, carregar itens leves e transitar facilmente por escadas, superando esses obstáculos sem dificuldades.

A resistência do robô humanoide foi testada, ele permaneceu firme mesmo quando um engenheiro o chutou e empurrou, mostrando sua capacidade de manter a estabilidade contra esforços para desequilibrá-lo

O H1 utiliza a tecnologia 3D LiDAR para explorar e interagir com seu ambiente, possibilitando a criação de um mapa completo em 360 graus ao seu redor. Além disso, conta com uma câmera de profundidade na parte frontal para medir distâncias de forma precisa. Para promover movimentos ágeis e suaves das pernas, as articulações do quadril do H1 foram desenvolvidas para gerar um torque elevado, atingindo até 360 newton-metros (Nm).

LEIA TAMBÉM:  Conheça o S1: Robô humanoide da Astribot com habilidades de realizar tarefas com alta precisão

O H1 representa um avanço notável na robótica, combinando a sofisticação da tecnologia 3D LiDAR e sensores visuais avançados com uma engenharia mecânica de ponta. Essa integração resulta em uma máquina capaz de navegar e interagir com seu ambiente de maneira eficiente e intuitiva.

A sua capacidade de mapeamento em 360 graus, junto com a precisão no cálculo de distâncias e a agilidade proporcionada por suas articulações potentes, pavimentam o caminho para novas possibilidades na automação e na interação robô-humano, destacando o potencial crescente da robótica no nosso dia a dia.

O robô H1, desenvolvido pela Unitree Robotics, apresenta uma gama impressionante de aplicações práticas, graças à sua versatilidade e capacidades avançadas

O robô humanoide demonstra habilidades notáveis como dança, salto e navegação em escadas. Sua velocidade de 3.3 metros por segundo (11.9 km/h) e sua capacidade de carregar cargas de até 30 kg tornam-no um ativo valioso para diversas aplicações.

Uma das utilizações mais significativas do H1 é em operações de busca e resgate, onde sua agilidade e mobilidade são essenciais. A capacidade de caminhar, correr, saltar e subir escadas pode ser extremamente útil em terrenos irregulares e ambientes desafiadores.

Além disso, o H1 tem sido empregado em tarefas de inspeção e entrega, onde sua mobilidade avançada permite o acesso a áreas que seriam difíceis ou perigosas para os humanos.

O H1 também encontrou uso na reforestação, onde robôs equipados com “bombas de sementes” são usados para plantar árvores em áreas de difícil acesso, contribuindo para esforços de combate ao desflorestamento e restauração de ecossistemas.