Empresa do Reino Unido desenvolve primeiro robô autônomo do mundo capaz de encontrar e reparar buracos nas estradas usando inteligência artificial

Empresa do Reino Unido desenvolve primeiro robô autônomo do mundo capaz de encontrar e reparar buracos nas estradas usando inteligência artificial Foto: Robotiz3 / Divulgação

A empresa britânica, Robotiz3, revelou o desenvolvimento do primeiro robô autônomo mundial especializado em identificar e corrigir buracos nas pistas utilizando IA.

Publicidade

A Robotiz3 informou que o novo robô autônomo com inteligência artificial promete transformar a manutenção de infraestrutura rodoviária, oferecendo uma solução eficiente e econômica para um problema comum em muitos países, incluindo o Brasil.

O robô, uma fusão única entre um tanque e um rolo compressor, representa um marco na aplicação da inteligência artificial na manutenção de estradas. Projetado para operar de forma independente, o robô utiliza algoritmos avançados de IA para analisar, diagnosticar e reparar buracos nas estradas.

Publicidade

A Robotiz3, em colaboração com cientistas do Sci-Tech Daresbury (STFC), introduziu essa tecnologia com o objetivo de melhorar significativamente a qualidade e a segurança das estradas no Reino Unido.

O robô é capaz de reduzir o tempo e os custos dos reparos dos buracos nas estradas

Além de sua capacidade autônoma, o robô se destaca por sua eficiência operacional. Ele é capaz de priorizar áreas críticas que requerem manutenção urgente, otimizando assim o processo de reparo. A tecnologia promete não apenas acelerar o tempo de reparo das estradas, mas também reduzir os custos associados e minimizar o desperdício de materiais.

Publicidade

Uma abordagem econômica e sustentável que aborda preocupações ambientais relacionadas à manutenção rodoviária.

A introdução desse robô autônomo no mercado britânico vem em um momento crucial, considerando que o Reino Unido enfrenta o desafio de reparar quase dois milhões de buracos por ano, com gastos superiores a um bilhão de libras na última década.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Cientistas criam tecnologia à prova de incêndio que aumenta a segurança das baterias, com capacidades de autoextinção

Brasil compartilha desafios semelhantes na manutenção de suas estradas

O Brasil e diversos outros países são mercados potenciais para tecnologia da Robotiz3. Embora os detalhes sobre preços e disponibilidade no mercado internacional ainda não tenham sido divulgados, a inovação promete ser um divisor de águas na gestão e segurança de estradas em todo o mundo.

Além disso, a expansão da tecnologia autônoma para outros segmentos, como ilustrado pelo desenvolvimento de uma escavadeira autônoma pelo Instituto de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich), destaca o crescente papel da automação e da IA em diversas indústrias.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *