Concurso Embrapa; Uma década e meia depois, 1.061 vagas abertas para técnicos, analistas e pesquisadores, com salários de até R$10.921 Foto: Feed & Food / Reprodução

Após 15 anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se prepara para lançar um novo concurso público. Previsto para o primeiro semestre de 2024, o concurso é uma oportunidade rara, marcando a primeira seleção da empresa desde 2009.

A Embrapa planeja oferecer 1.061 vagas, um número expressivo que reflete a necessidade de renovação e expansão do seu quadro de pessoal. Estas vagas, autorizadas ainda em 2021 pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), abrangem uma variedade de cargos, incluindo técnicos, analistas e pesquisadores.

Salários iniciais:

• Técnico: R$5.556,81
  • Pesquisador: R$5.771,92
  • Analista: R$10.921,33

Os esforços atuais da empresa estão focados na definição precisa dos cargos e especialidades que serão incluídos no edital, além da escolha da banca organizadora do concurso

A última vez que a Embrapa realizou um concurso foi em 2009, oferecendo 680 vagas para uma gama de níveis educacionais. Esse concurso foi marcado por etapas diversas, incluindo provas objetivas e discursivas, avaliações de inglês, provas orais para determinados cargos, e avaliação de títulos.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, já havia sinalizado no ano anterior a intenção de abrir o concurso em 2024, com a confirmação do Governo Federal e o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a realização do mesmo.

Com a abertura deste concurso, a Embrapa busca não apenas preencher seu quadro de funcionários, mas também revitalizar sua força de trabalho com profissionais qualificados e diversificados. As contratações estão previstas para ocorrer ao longo de dois anos após a homologação do concurso, com a possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

Este concurso representa uma oportunidade significativa para profissionais de diversas áreas, especialmente aqueles com interesse na pesquisa agropecuária. Os candidatos interessados devem ficar atentos para a divulgação oficial do edital e demais detalhes sobre inscrições e datas das provas, ainda a serem anunciados.

Revolução agrícola: O impacto transformador da tecnologia no setor agropecuário do Brasil

A análise do papel da tecnologia na agropecuária moderna, especialmente no Brasil, revela uma série de avanços significativos que transformaram o setor. O Brasil, como um dos principais produtores e exportadores agrícolas do mundo, tem sido um exemplo notável dessa transformação, impulsionado por inovações tecnológicas e estratégias eficientes.

Primeiramente, a tecnologia tem sido fundamental para aumentar a produção agrícola do Brasil com um mínimo de expansão da área cultivada. Isso foi possível graças a melhorias significativas em eficiência e produtividade, impulsionadas por pesquisas e inovações.

A tecnologia de sementes, a rotação de culturas, o plantio duplo, maquinários de ponta e a agricultura de precisão são alguns dos avanços que melhoraram a saída e eficiência das fazendas brasileiras. Além disso, a proteção de culturas e o uso de fertilizantes têm desempenhado um papel crucial em manter altos rendimentos. Esses avanços sugerem que a produção e eficiência agrícola do Brasil continuarão a crescer nos próximos anos.

A crescente demanda por carne e laticínios é outro fator impulsionando o setor agropecuário brasileiro. Com o Brasil sendo um dos maiores produtores de milho e farelo de soja para alimentação animal, o país está bem posicionado para manter e aumentar a produção de carne em resposta a uma demanda crescente.

Além disso, o setor de biotecnologia está emergindo como um campo importante para a inovação agrícola no Brasil. Startups brasileiras estão acelerando o uso de métodos biológicos, combinando-os com métodos químicos tradicionais para gerenciar pragas e prevenir doenças de culturas. Essa abordagem inovadora está ajudando a equilibrar os métodos baseados em produtos químicos para deter pragas e prevenir doenças de culturas.

O sucesso da agricultura brasileira na incorporação de tecnologias avançadas mostra como o país está se tornando um centro global de inovação agrícola. As contribuições brasileiras são essenciais para enfrentar os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade. A integração de tecnologias de ponta na agricultura brasileira, como a agricultura de precisão e o uso eficiente de recursos, ilustra a transformação do setor em uma direção mais sustentável e produtiva.

Com informações: Qconcursos; Gran Cursos Online; SP Global; BCG; ICTSD; Trade; Worth.

Tags: | |