Elysian E9X; Startup holandesa apresenta avião comercial elétrico
A startup Elysian, da Holanda, está pavimentando o caminho para a aviação sustentável com seu mais recente projeto, o Elysian E9X
Este avião elétrico, projetado para transportar 90 passageiros, marca um ponto de virada significativo na indústria aeroespacial.
O E9X destaca-se por sua capacidade de voar 800 quilômetros com uma única carga de bateria. Com uma densidade energética de bateria de 360 Wh/kg, ele representa um avanço notável no uso de baterias para viagens aéreas mais longas.
Inspirando-se em jatos de primeira geração, conhecidos por sua capacidade de transportar grandes quantidades de combustível para longas distâncias, o E9X da Elysian reimagina esta eficiência para a era elétrica.
O co-CEO e diretor de tecnologia, Rob Wolleswinkel, enfatiza que grandes aviões elétricos podem ser surpreendentemente eficientes em termos energéticos e aerodinâmicos.
A Elysian inova ao distribuir baterias ao longo da asa do avião, utilizando oito motores com hélices menores e uma asa baixa. Além disso, turbinas a gás são incluídas como um sistema de reserva.
A Elysian, parte da herança da Fokker, recebe apoio significativo da Panta Holdings e colabora com instituições renomadas como TU Delft para o desenvolvimento deste projeto
Com a meta de lançar o E9X no mercado até 2033, a Elysian está na vanguarda da aviação sustentável, abrindo novos horizontes para a indústria aeroespacial. Este projeto é mais um passo em direção a um futuro onde viagens aéreas não apenas conectam pessoas, mas também preservam nosso planeta.
Avanços Paralelos na Aviação Elétrica
Além do Elysian E9X, outros avanços notáveis no campo da aviação elétrica estão emergindo. ZeroAvia e Eviation Aircraft Inc. anunciaram que pretendem certificar suas aeronaves elétricas em 2024.
ZeroAvia está focando no uso de células de combustível de hidrogênio para superar os limites das baterias, enquanto a Eviation está utilizando baterias de última geração para propulsão elétrica.
ZeroAvia já realizou voos de teste em uma aeronave Piper de seis lugares movida a hidrogênio e planeja escalar para aeronaves maiores. Por outro lado, a Eviation, com sede em Arlington, Washington, está desenvolvendo uma aeronave otimizada para propulsão elétrica.
Sobre o Autor
0 Comentários