Em revolução elétrica, CEO da NIO testa bateria em estado semissólido em percurso de 1.044 km sem necessidade de recarga Foto: Inside EVs / Reprodução

A NIO, uma fabricante chinesa de veículos elétricos, tem estabelecido um marco significativo no desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos, especialmente com a introdução da inovadora bateria em estado semissólido

Este avanço representa um passo importante na superação dos desafios de autonomia enfrentados pelos carros elétricos tradicionais. A bateria em estado semissólido, conhecida por sua densidade energética elevada e maior eficiência, coloca a NIO na vanguarda da revolução dos veículos elétricos

Recentemente, William Li, fundador e presidente da NIO, conduziu o sedan ET7 equipado com uma inovadora bateria semissólida de 150 kWh, cobrindo uma distância impressionante de 1.044 km em uma única carga. Este teste destaca a viabilidade e eficiência da tecnologia de baterias semissólidas.

Foto: Car News China / Reprodução

O teste foi realizado em condições climáticas desafiadoras

Com temperaturas variando entre -2°C e 12°C, o que geralmente não é ideal para testes de alcance de veículos elétricos. Apesar disso, o NIO ET7 manteve uma temperatura interna média confortável de 20°C, garantindo que o conforto não foi comprometido para alcançar o impressionante alcance.

LEIA TAMBÉM:  Electric Scooter 4 Lite de 2ª geração: Conheça o novo patinete da Xiaomi, dobrável e com autonomia ampliada

Durante a viagem, a maior parte do trajeto foi realizada utilizando o sistema de assistência avançada ao motorista da NIO, o NOP+, que esteve ativo em 92% do percurso. Isso não só tornou a jornada mais confortável, mas também ajudou a reduzir o consumo de energia.

Embora a bateria de 150 kWh represente um avanço tecnológico significativo, ela também vem com um alto custo, quase equivalente ao do sedan ET5 da NIO, aproximadamente $46,000.

No entanto, a NIO oferece uma solução potencial através de seu modelo único de troca de baterias, permitindo que os proprietários experimentem os benefícios da bateria de grande capacidade sem ter que arcar com o custo total.

Este teste é um evento significativo tanto para a NIO quanto para a indústria de veículos elétricos em geral

Ele demonstra que é possível equiparar o alcance de um tanque de gasolina, reduzindo a ansiedade de alcance que muitos associam aos veículos elétricos.

Além disso, para muitas pessoas, isso significaria viagens longas sem a necessidade de carregadores públicos e, para alguns, isso poderia significar carregar seu veículo elétrico apenas a cada poucos meses.

O sucesso deste teste e o desenvolvimento contínuo da tecnologia de baterias semissólidas têm o potencial de transformar significativamente o mercado de veículos elétricos, oferecendo maior autonomia e eficiência.

Com a produção em massa da nova bateria prevista para começar em abril do próximo ano, este é um momento emocionante para o futuro da mobilidade elétrica.

Tags: | | | | |