Empresa surpreende ao divulgar que vai distribuir 140 mil motos elétricas Grátis para quem opera moto-taxi
Em um movimento para promover o transporte sustentável em todo o país, Uganda anunciou no início de 2023 que substituiria todas as suas motos a combustão por motocicletas elétricas. Por isso, a empresa Spiro, especializada em troca de baterias e transporte sustentável, divulgou que está distribuindo 140 mil motos elétricas grátis para mototaxistas em todo o país.
A Spiro, anteriormente conhecida como Mauto, já colocou 4.500 automóveis ecológicos nas estradas de Ruanda, Togo e Benin. Agora, a empresa planeja presentear 140 mil motos elétricas em Uganda nos próximos cinco anos. Os novos veículos são destinados a quem opera mototáxi em no país. A Spiro não cobrará pelos veículos elétricos, pois a empresa espera ganhar dinheiro com o carregamento e troca das baterias quando necessários, já esse é o seu principal negócio.
As motocicletas elétricas oferecem uma opção mais adaptável e rápida para viajar em locais rurais e urbanos, especialmente à luz do forte congestionamento que assola as rodovias e da falta de confiabilidade dos sistemas de transporte público em Uganda. Além disso, em comparação com os veículos a combustão, os custos de propriedade e aquisição da motocicleta elétrica são muito mais baratos, tornando-a uma alternativa mais razoável para muitas pessoas no país.
A Spiro recebeu 50 milhões de dólares do Fundo Africano para a Transformação e Industrialização (ATIF) para distribuir motos elétricas grátis para mototaxistas
A Spiro, após receber um financiamento de 50 milhões de dólares do Fundo Africano para a Transformação e Industrialização (ATIF), fornecerá não apenas as motos elétricas, mas também 3.000 postos de troca e carregamento de baterias, dando assim um contributo substancial para o desenvolvimento de modos de transporte ecologicamente corretos.
As motos elétricas grátis da Spiro são equipadas com baterias destacáveis, o que elimina a necessidade de esperar que a bateria carregue completamente. A substituição de uma bateria descarregada, por uma com carga completa leva pouco mais de um minuto.
Os mototaxistas poderão trocar suas baterias em qualquer um dos 250 postos de troca de baterias da Spiro. Atualmente, a empresa possui mais de 130.000 trocas em todos os países em que atua. Os componentes da bateria não são tão sofisticados quanto os de outras empresas de ponta do ramo, mas os mototaxistas ainda conseguem voltar à estrada em pouco tempo, o que é muito importante considerando as longas jornadas de trabalho que eles têm em todo o país.
As motos elétricas que a empresa distribui gratuitamente contam com motores de 6,5 kW de potência e são capazes de atingir velocidades de até 80 quilômetros por hora. Além de terem uma autonomia de 90 quilômetros por carga, e suas baterias destacáveis permitem que permaneçam operacionais durante todo o dia. Shogun Adjadi Bakari, CEO da Spiro e sócio do Fundo Africano para a Transformação e Industrialização (ATIF), acredita que o fato de a empresa ter conseguido implantar mais de 4.500 motos elétricas grátis em menos de um ano de atividade demonstra que as motos são o futuro do transporte ecológico na África.
Fonte da imagem: Spiro/Divulgação
Sobre o Autor
0 Comentários