Essa scooter elétrica de três rodas se inclina para manter a estabilidade e agilidade nas curvas

Essa scooter elétrica de três rodas se inclina para manter a estabilidade e agilidade nas curvas Créditos da foto: Reprodução / X-OTO

Com uma velocidade máxima de 72 km/h, o X-OTO é um veículo que se encaixa bem no cenário urbano.

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Um revigorante vento de mudança sopra no cenário do transporte urbano, trazendo consigo uma novidade energizante, a X-OTO. Essa scooter elétrica de três rodas é a nova onda no mercado norte-americano, que além de sua inovadora característica de se inclinar, não requer licença de moto para pilotá-la. No entanto, fique atento, pois as regras aqui no Brasil mudaram e de acordo com as novas normas do Contran, o veículo desse tipo precisa de documentação e o piloto deve estar habilitado.

A scooter X-OTO pode ser inclinada, proporcionando uma nova dimensão na experiência de pilotagem

A scooter X-OTO incorpora um inovador sistema patenteado que permite à motocicleta inclinar-se até 45 graus. Esta característica proporciona a estabilidade de um veículo de três rodas e o dinamismo de um de duas rodas, ao permitir que se curve com agilidade.

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Graças ao seu mecanismo de autostabilização, a X-OTO é amigável para pilotos novatos, tornando a pilotagem mais acessível para muitos. Isso é acentuado pela possibilidade de se pilotar o veículo com apenas uma carteira de motorista padrão em alguns estados dos EUA, como na Califórnia.

Porém, as regras podem variar em outros estados, então é sempre prudente verificar a legislação local sobre este tipo de veículo.

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Scooter elétrica de três rodas se inclina para manter a estabilidade e agilidade nas curvas
Créditos da foto: Reprodução / X-OTO

Segurança em primeiro lugar, design e funções que priorizam o condutor

Tim Huntzinger, o visionário fundador da empresa por trás da X-OTO, enfatiza que a segurança é um pilar central do design do veículo. O sistema de inclinação proporciona uma estabilidade adicional, mesmo em baixas velocidades, permitindo aos pilotos tirar o máximo proveito do mecanismo, independentemente do seu nível de experiência.

Huntzinger reitera que a experiência de pilotar a X-OTO é diferente de qualquer outra: é mais seguro do que uma motocicleta convencional e mais fácil de conduzir, quebrando barreiras que muitos encontram na pilotagem. De fato, carregar um passageiro ou carga é mais fácil na X-OTO do que em uma bicicleta elétrica, aumentando sua utilidade.

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A scooter elétrica O X-OTO é ideal para rodar nas grandes cidades

Com uma velocidade máxima de 72 km/h, a X-OTO é um veículo que se encaixa bem no cenário urbano, onde é provável que seja utilizado para o transporte de passageiros.

O veículo é alimentado por duas baterias removíveis que fornecem um total de 4,3 kWh de capacidade. Este potencial é suficiente para um alcance de cerca de 145 km em velocidades moderadas. O alcance pode ser menor com velocidades mais altas e as baterias podem ser removidas para carregamento, uma conveniência para quem mora em apartamentos sem acesso a um ponto de carregamento.

A edição fundadora da X-OTO é comercializada por US$ 7.499, em torno de R$ 35 mil, ainda sem considerar os impostos de importação. É um preço um pouco acima da média das scooters elétricas de sua categoria. No entanto, oferece algo que seus concorrentes não conseguem, uma capacidade única de se inclinar para maior segurança e estabilidade.

As vendas da scooter elétrica X-OTO já começaram nos Estados Unidos. Aqueles que estão ansiosos para experimentar esta revolução do transporte de três rodas aqui no Brasil, ainda terão que esperar algum tempo, até a fabricante começar a exportar o produto.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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