Falcão-peregrino robótico pode assustar pássaros dos campos de cultivo

Escrito por Bruno Teles

Atualmente, o mundo da robótica tem criado as mais variadas condições para ajudar o homem. Neste sentido, um Falcão-peregrino robótico foi construído a fim de afugentar os bandos de pássaros em campos estadunidenses, conforme uma nova invenção apresentada ao público no último mês de maio.

Basicamente, o “pássaro robô” é inspirado em um falcão-peregrino macho, e tem como intuito afugentar outros pássaros de plantações e campos. Neste sentido, parece bobagem a empreitada, mas ela serve como uma forma de mantê-los afastados de aviões, o que pode reduzir o número de acidentes e pousos de emergência.

PARA VOCÊ:
As emissões da agricultura representam riscos para a saúde e o clima

Isso porque os pássaros podem danificar plantações e aeronaves, nos aeroportos do país. Assim, além de prejudicar a colheita, a presença destes pássaros pode resultar em colisões e acidentes, sem contar que são mais dinâmicos e eficientes do que os métodos tradicionais, como o famoso espantalho.

Falcão-peregrino robótico

Veja também: Os principais causadores da poluição ambiental na atualidade

Como o falcão-peregrino robótico pode ajudar no combate aos pássaros?

Atualmente, uma das grandes preocupações dos aeroportos globais é a grande presença de pássaros nas pistas de embarque. Isso porque além de danificarem as aeronaves, eles costumam se agrupar em pistas de repouso, o que prejudica a visão dos pilotos. Sendo assim, o falcão-peregrino robótico pode ajudar a combater isso.

PARA VOCÊ:
NASA vai iniciar exploração em planeta que chove lava e é vizinho da terra

Afinal, pense na seguinte situação: um pássaro grande, com cerca de 10 kg se chocando com uma grande aeronave. Parece pouco, mas dependendo da velocidade e altura, além de ser extremamente danoso para o pássaro, costuma causar acidentes aos que estão na aeronave.

Em 2009, um piloto da US Airways, que fazia uma parada de emergência no rio Hudson, teve uma grande surpresa: o acidente ocorreu depois que a aeronave bateu em diversos pássaros ao levantar voo.  Sendo assim, por mais que tenha sido um pequeno imprevisto, poderia ter resultado em algo completamente drástico.

PARA VOCÊ:
Grupo de estudantes de engenharia desenvolve estação de carregamento solar para carros elétricos

Por fim, podemos dizer que o falcão-peregrino robótico deverá ser uma ótima oportunidade para livrar os aeroportos dos bandos de pássaros. Ademais, as diversas colheitas americanas serão mais afetadas por esses bichos, que serão explanados com mais eficiência do que com um espantalho tradicional.

Artigos relacionados