GWM sinaliza chegada da ORA, sua inédita divisão de automóveis elétricos, ao Brasil

GWM sinaliza chegada da ORA, sua inédita divisão de automóveis elétricos, ao Brasil Fonte: GWM/Divulgação

A GWM (Great Wall Motors) acaba de confirmar a introdução de sua divisão autônoma de carros elétricos urbanos, a ORA, no Brasil.

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No episódio recente do Podcast #ElectricDays, Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, falou sobre a estratégia operacional da empresa, suporte pós-venda, avaliação do mercado brasileiro, eletrificação e, finalmente, a oficialização da entrada da ORA no Brasil.

A novidade se destaca como um dos dez lançamentos prometidos pela fabricante chinesa para o país. Nascida em 2019 do fruto de uma colaboração entre a GWM e a BMW na China, a ORA foi projetada como uma seção dedicada exclusivamente à produção de automóveis elétricos urbanos. Agora, após expandir suas atividades para alguns países europeus, a marca se prepara para ingressar no mercado brasileiro, em meio à crescente atuação da GWM no país.

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O primeiro veículo a ser disponibilizado pela montadora no Brasil deve ser o Ora Good Cat

Ramos assegurou o lançamento da ORA no país e esclareceu que a nomenclatura dos modelos baseada em ‘gato’, como é conhecida na China e em alguns outros mercados (Good Cat, White Cat, Punk Cat, Funky Cat…), não será adotada no Brasil. Aqui, os veículos serão nomeados por siglas, de acordo com a decisão executiva.

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Embora a ordem dos lançamentos ainda seja incerta, o primeiro veículo a ser disponibilizado, segundo nossas fontes, deve ser o Ora Good Cat, um compacto hatchback elétrico que já teve sua patente registrada no Brasil.

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Com 4,23 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos, o carro elétrico da ORA é ligeiramente maior que concorrentes como o Peugeot e-208 e o Renault Zoe.

O Ora Good Cat é equipado com um motor elétrico de 145 ou 173 cavalos e tem velocidade máxima de 160 km/h

Apresentado ao público no Chengdu Auto Show em 2020, o veículo traz um design de linhas suaves, com certa influência dos modelos Porsche, o que não surpreende, uma vez que o designer, Emanuel Derta, já trabalhou para a fabricante alemã.

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O Ora Good Cat é equipado com um motor elétrico de 145 ou 173 cavalos, dependendo da versão, e tem velocidade máxima de 160 km/h. Duas versões de bateria estão disponíveis, 49 e 63 kWh (brutas), ambas fornecidas pelo fabricante chinês CATL, que devem proporcionar uma autonomia de cerca de 300 e 400 km, respectivamente.

O carregamento do veículo é realizado através de corrente alternada de até 22 kW ou por meio de estação de carregamento rápido de corrente contínua (67 kW). Isso permite recarregar a bateria menor de 0 a 80% em 45 minutos, e a bateria maior requer apenas dez minutos adicionais.

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O Ora Good Cat foi altamente valorizado nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a pontuação máxima, destacando-se na proteção para adultos, segurança infantil, proteção passiva para pedestres e na qualidade dos equipamentos de segurança.

Produzido na GMW Taizhou Smart Factory na China desde 2020, o Ora Good Cat promete trazer novidades significativas para o mercado brasileiro. Aguardamos ansiosos por mais informações sobre modelos, versões disponíveis, datas de lançamento e preços para o mercado local.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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