Bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) desenvolvida pela BYD permite carro elétrico percorrer mais de 1 milhão de quilômetros e já é usada pela Toyota e Tesla

Bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) desenvolvida pela BYD permite carro elétrico percorrer mais de 1 milhão de quilômetros e já é usada pela Toyota e Tesla Foto: BYD / Divulgação

A BYD afirma que as baterias Blade suportam até 3.000 ciclos de recarga, potencialmente permitindo que um veículo elétrico percorra mais de 1 milhão de quilômetros.

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Em um mercado automobilístico cada vez mais voltado para a sustentabilidade e inovação, a BYD, uma gigante chinesa no setor de tecnologia, está na vanguarda com o desenvolvimento e lançamento de sua bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecida como bateria Blade.

Esta nova bateria promete elevar a eficiência e segurança dos veículos elétricos e já capturou a atenção de gigantes da indústria, como Toyota e Tesla. Neste artigo, exploramos como essa inovação da BYD está moldando o futuro dos veículos elétricos.

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Inovação e eficiência da Bateria Blade da BYD

A tecnologia LFP, ao evitar o uso de metais raros e caros como níquel e cobalto, se destaca por sua acessibilidade e impacto ambiental reduzido. A BYD, que iniciou suas operações em 1995, utilizou sua expertise para desenvolver uma bateria que não só é mais econômica, mas também oferece maior densidade de energia e segurança aprimorada.

As baterias Blade se distinguem pelo seu design único, que integra a função estrutural ao veículo. Cada célula da bateria tem formato de lâmina, possibilitando um arranjo transversal que maximiza o espaço e reduz custos. Essa inovação permite uma instalação de até 50% mais células no mesmo espaço, com uma redução de 35% nos custos.

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No quesito segurança, as baterias Blade da BYD são notáveis. Em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio, elas apresentam uma resistência superior ao calor, não ultrapassando os 60°C mesmo quando perfuradas, enquanto as baterias tradicionais podem alcançar os 500°C e causar incêndios sob as mesmas condições.

A BYD afirma que suas baterias Blade suportam até 3.000 ciclos de recarga

A durabilidade é outro aspecto notável das baterias Blade. Com a capacidade de suportar até 3.000 ciclos de recarga, estas baterias podem permitir que um veículo elétrico percorra mais de 1 milhão de quilômetros. Este avanço não só beneficia os consumidores, mas também tem um impacto significativo na sustentabilidade e na redução de resíduos.

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O reconhecimento da qualidade das baterias Blade não se limita apenas à BYD. Grandes fabricantes de veículos, como a Toyota e a Tesla, já estão incorporando estas baterias em seus modelos. A Toyota, por exemplo, utiliza motor e bateria fornecidos pela BYD em seu modelo bZ3, enquanto a Tesla começou a adotar as baterias LFP da BYD em suas versões de veículos elétricos mais acessíveis.

A bateria Blade da BYD oferece uma combinação inédita de eficiência, segurança e custo-benefício. Sua adoção por gigantes como Toyota e Tesla é um testemunho de seu potencial disruptivo no mercado automobilístico.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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