Hyundai revela carro que anda de lado e promete revolucionar o modo como estacionamos nossos veículos no futuro

Hyundai revela carro que anda de lado e promete revolucionar o modo como estacionamos nossos veículos no futuro Fonte: Hyundai/Divulgação
Publicidade

A Hyundai Mobis, divisão de tecnologias do grupo coreano, vem inovando com o e-Corner System, uma tecnologia surpreendente que permite ao veículo se movimentar de lado, em ângulo e até girar em seu próprio eixo. Esse novo sistema promete tornar a vida dos motoristas ainda mais fácil, no final do artigo você pode ver um vídeo que mostra o carro da Hyundai que anda de lado, o que torna muito mais fácil de estacionar.

A inovação por trás do e-Corner System

O e-Corner System consiste em um conjunto modular em cada roda, incluindo um rotor no topo capaz de girar a roda em até 90 graus. Logo abaixo, o módulo conta com um amortecedor com mola integrada, um sistema de freio com disco e pinça, e um motor elétrico na própria roda.

Publicidade

Graças a essa tecnologia, o Carro da Hyundai que anda de lado consegue se deslocar eletricamente e manobrar utilizando os quatro módulos com suas rodas motrizes, controlados por uma ECU através de uma rede de fios de dados.

Experiência futurista no Hyundai Ioniq 5

Parecendo saído de um filme de ficção científica, o funcionamento do e-Corner em um Hyundai Ioniq 5 impressiona, permitindo que o carro estacione em uma vaga deslocando-se apenas lateralmente. Além disso, o veículo pode girar 180 graus sobre seu próprio eixo, facilitando manobras em locais com pouco espaço.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Conheça o X5, o primeiro híbrido plug-in da BMW fabricado no Brasil

Outra função do e-Corner é o estacionamento utilizando um movimento pivotante das rodas traseiras e o apoio de uma das rodas dianteiras. Isso permite girar a carroceria para entrar na vaga com pouco espaço para manobrar.

O futuro do e-Corner System nos carros da Hyundai

Durante a condução, uma função semelhante ao Scrab da GMC Hummer também está disponível no e-Corner System, garantindo ultrapassagens ou mudanças de faixa de forma mais suave. Essa função só encontra paralelo em chassis de ônibus ou caminhões com dois eixos dianteiros direcionais.

Publicidade

Embora o e-Corner ainda não esteja pronto para os carros atuais da Hyundai devido ao espaço necessário para as rodas com os conjuntos modulares, não seria surpreendente ver a próxima geração de carros elétricos da marca equipada com essa tecnologia inovadora. Com o Carro da Hyundai que anda de lado, o futuro dos automóveis promete revolucionar a maneira como estacionamos e manobramos nossos veículos.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *