Multinacional de aviação Já está vendendo passagens para primeiro voo em um avião totalmente elétrico

Multinacional de aviação Já está vendendo passagens para primeiro voo em um avião totalmente elétrico Avião elétrico Heart Aerospace ES-30 (Fonte: Heart Aerospace)

O avião usado pela SAS será o ES-30, movido por quatro motores elétricos e um sistema de bateria que proporciona autonomia de 200 km.

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Em uma mudança significativa na história da aviação, a Scandinavian Airlines, popularmente conhecida como SAS, abre oportunidades para que os viajantes possam reservar um lugar em seu pioneiro voo comercial em um avião totalmente elétrico.

A SAS está convocando aventureiros a fazer parte deste momento histórico, quando realiza o primeiro voo elétrico comercial nos países escandinavos, como Suécia, Noruega e Dinamarca, programado para 2028.

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As primeiras reservas para o primeiro voo com um avião elétrico da SAS podem ser feitas no site da empresa

Com apenas 30 assentos disponíveis, ao custo de 1.946 kr (Em torno de R$ 900) cada, a homenagem ao ano em que a SAS iniciou suas operações é inegável. O destemido presidente e CEO Anko van der Werff lembra que a SAS, desde a sua origem em 1946, foi uma vanguardista na indústria da aviação, com uma trilha de inovações significativas. Sendo a primeira companhia aérea comercial a sobrevoar o Polo Norte, ele expressa sua excitação em convidar seus passageiros a embarcar no próximo grande avanço na aviação, mantendo o espírito pioneiro da empresa e dando um passo importante em direção a um futuro mais sustentável na aviação.

Avião elétrico Heart Aerospace ES-30
Avião elétrico ES-30 (Fonte: Heart Aerospace/SAS)

Pioneirismo na aviação elétrica

A SAS está comprometida em alcançar zero emissões líquidas até 2050. Para alcançar este objetivo, a empresa afirma que inovações cruciais, como a incorporação de aeronaves elétricas em viagens de curta distância, são fundamentais.

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O avião elétrico usado será um ES-30, modelo para 30 passageiros, construído pela Heart Aerospace, uma empresa sueca de aeronaves elétricas em crescimento. A SAS tem apoiado o desenvolvimento da aeronave elétrica da Heart desde 2019, manifestando seu compromisso em setembro de 2022 através de uma carta de suporte para incluir o novo modelo ES-30 em sua frota regional.

A SAS está entre várias empresas que estão apostando na tecnologia de aviação elétrica da Heart, junto com a United Airlines e a Air Canada.

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O ES-30 é movido por quatro motores elétricos, além de um sistema de bateria ainda não divulgado, proporcionando um alcance totalmente elétrico de 200 km (124 mi). Embora possa parecer uma distância limitada, é perfeito para viagens aéreas regionais, com um tempo de recarga de apenas 30 minutos para realizar voos rapidamente. A Heart, além disso, planeja dobrar o alcance totalmente elétrico até o final de 2030.

Aeronave elétrica ES-30 já conta com 230 pedidos e tem previsão para ser lançada em 2028

A Heart fez uma parceria com a BAE Systems, um dos líderes em defesa e aeroespacial, para desenvolver um inovador sistema de baterias em março, embora ainda não tenham sido revelados detalhes. Com mais de 230 pedidos e outras 100 opções para sua aeronave ES-30, prevista para entrar em serviço em 2028, a Heart tem muito otimismo.

Os interessados em fazer parte do primeiro voo em um avião completamente elétrico podem visitar o site da companhia nesse link, a partir de 2 de junho para garantir seu assento (se você for um dos 30 sortudos). A SAS, entretanto, ainda não divulgou a data exata ou o local de partida. Esses detalhes serão enviados posteriormente por e-mail para os viajantes.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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