Novo carro elétrico Squad Solar é movido a energia solar que não precisa de habilitação

Escrito por Geovane Souza

Esse é o Squad, um novo veículo elétrico movido a energia solar que pode ser operado sem que o usuário possua licença. O novo projeto de carro elétrico holandês Squad Solar City Car, poderá estar nas estradas europeias já em 2023 e custará algo em torno de R$ 32 mil.

O Squad Solar, inclui assentos para até duas pessoas e destina-se a ser usado em áreas metropolitanas. De acordo com a fabricante, três Squad Solar podem ser colocados em menos de 2,4 m2, com a opção de estacionar entre automóveis maiores como se fosse uma moto, como pode ver na foto abaixo.

Novo carro elétrico Squad é movido a energia solar que não precisa de habilitação
Squad Solar City Car / Fonte: Squad Mobility

O Squad é movido por dois motores elétricos montados nas rodas traseiras, com 5 cavalos de potência e são alimentados por quatro baterias de 1,6 kWh que podem ser substituídas ou recarregadas. Com essa combinação, o compacto pode percorrer até 100 quilômetros com uma única carga e atingir uma velocidade máxima de 45 quilômetros por hora. Pode ainda ser recarregado através de tomadas além da energia solar.

PARA VOCÊ:
Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos — AEPW, anuncia o seu primeiro projeto no Brasil visando reciclar 30 mil toneladas de lixo plástico por mês

Por causa de suas proporções e motor, o modelo deve ser capaz de dirigir na maioria dos países da União Europeia sem a necessidade de uma autorização de trânsito. Como resultado, adolescentes de até 14 anos podem usá-lo. Além disso, está isento de uma variedade de taxas e impostos.

Novo carro elétrico Squad é movido a energia solar que não precisa de habilitação
Squad Solar City Car / Fonte: Squad Mobility

Apesar do tamanho pequeno, o Squad Solar oferece ótimo espaço, segurança e conforto

A Squad Mobility afirma que há 68 litros de capacidade de bagagem, além de compartimentos de armazenamento, porta copos e slots no painel para caber uma bolsa, por exemplo. Um carrinho de bebê é permitido desde que o banco do passageiro esteja rebatido.

PARA VOCÊ:
Você sabe o que é reciclagem?

Veja também: Harley-Davidson apresenta a LiveWire Del Mar, a nova moto elétrica da marca

O Squad tem uma estrutura pronta para impactos e uma gaiola de proteção que cobre ambos os ocupantes de todos os lados para segurança. Segundo a marca, há uma proteção maior do que a necessária pela legislação para a classificação carro. O automóvel possui ainda, carregamento USB para smartphones, portas destacáveis ​​para dias de sol e ar condicionado.

Squad Solar City Car / Fonte: Squad Mobility

O foco do modelo para a corporação está no setor de compartilhamento de carros, enquanto também está disponível para uso privado. O Squad, de acordo com o cofundador da empresa, Robert Hoevers, tem potencial para venda no varejo.

PARA VOCÊ:
Mercado de energia renovável da China cresce rápido demais para sua rede e gera novos entraves

O modelo já está disponível para pré-encomenda na Holanda, Alemanha, Bélgica e França, mas o negócio espera se expandir pela toda a Europa e, eventualmente, para os Estados Unidos. Segundo Hoevers, há interesse em vender o modelo em áreas como Califórnia e Flórida.

Se estiver interessado em ter um Squad Solar, pode encomendar um mesmo que não resida na Europa. Uma pré-encomenda é feita por 5 euros sem compromisso, pois não há garantia de quando você receberá seu carro elétrico movido a energia solar, você pode fazer a pré-encomenda no site da Squad Mobility.

Artigos relacionados