Volkswagen revoluciona com lançamento duplo de veículos elétricos esportivos ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer Foto: Electrek / Reprodução

A Volkswagen está ampliando sua série GTX de veículos esportivos, apresentando mundialmente os inovadores ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer. Estes veículos, marcando sua estreia global, trazem um design exterior único, com distintivas assinaturas de luz na frente e atrás, interiores com detalhes esportivos, e motores elétricos.

Eles representam os exemplares mais esportivos da gama de elétricos ID da marca. Desde 2021, a Volkswagen vem incorporando o emblema GTX, inspirado em suas variantes dinâmicas conhecidas como GTI, GTD e GTE.

O modelo ID.3 GTX da Volkswagen está posicionado para redefinir o que se espera em termos de desempenho e estilo no mercado de veículos elétricos. Representando o ápice da linha ID.3, ele visa oferecer uma experiência de condução excepcional, impulsionada pelo motor elétrico mais avançado da Volkswagen até hoje.

Com suas duas opções de tração traseira, o ID.3 GTX vai além do conceito comum de carro elétrico. O modelo de performance, em particular, promete aceleração rápida e potência elevada, evocando as qualidades do famoso Golf GTI Clubsport. Kai Grünitz, um alto executivo da Volkswagen, destacou a similaridade na aceleração entre o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport, apesar das notáveis diferenças nos seus sistemas de propulsão.

LEIA TAMBÉM:  Fang Cheng Bao da BYD lança Super 9: Carro sem teto e para-brisa

Já o ID.7 GTX Tourer se destaca como o modelo perua mais robusto da Volkswagen, equipado com um sistema de tração integral (AWD) e dois motores, oferecendo uma potência de até 335 cavalos. Ainda que os detalhes completos do seu desempenho permaneçam sob sigilo, espera-se que este modelo GTX supere o desempenho do ID.7 existente, marcando um tempo de aceleração de 0 a 60 milhas por hora (aproximadamente 96 km/h) em apenas 6,3 segundos.

Com uma bateria de 88 kWh, a mais robusta para um veículo construído sobre a plataforma MEB, a Volkswagen planeja alcançar uma autonomia aproximada de 387 milhas (aproximadamente 622 km)

O design frontal do ID.7 GTX Tourer o diferencia de outros modelos da mesma linha, apresentando uma grade única em formato de favo de mel e distintivos gráficos luminosos característicos da série GTX, incluindo emblemas que se iluminam.

Esse aspecto se assemelha ao ID.3 GTX, especialmente no que tange ao acabamento em preto brilhante, presente tanto nas soleiras das portas quanto na parte inferior do para-choque traseiro. As rodas Skagen de liga leve de 20 polegadas, padrão no ID.7 GTX Tourer, são também uma característica do ID.3 GTX.

Internamente, o veículo exibe um refinamento notável com assentos exclusivos (aquecidos na frente), trazendo o logotipo GTX perfurado nos encostos, além de detalhes em vermelho nos bancos, costuras vermelhas no painel e nos acabamentos das portas, e um volante GTX específico com detalhes decorativos em vermelho. A capacidade do porta-malas de até 1.714 litros permanece comparável às versões de tração traseira do modelo.

LEIA TAMBÉM:  Novo SUV da Kia promete revolucionar: EV5 GT com autonomia de 720 km e preço competitivo

Da invenção à inovação: A ascensão da Volkswagen no universo dos carros elétricos

A Volkswagen, fundada em 1937 na Alemanha, tem uma história marcada por inovações e expansões significativas na indústria automotiva. Desde seu início, com o lançamento do icônico Beetle em 1938, a empresa se destacou por sua tecnologia avançada e design inovador.

Ao longo dos anos, a Volkswagen diversificou sua gama de veículos, incluindo compactos, SUVs, caminhões e, mais recentemente, veículos elétricos. Com uma presença global e uma série de aquisições estratégicas, a marca se tornou uma das líderes mundiais na produção automobilística.

Atualmente, a Volkswagen continua empenhada em inovar e liderar no setor de veículos elétricos, com o objetivo de ser uma das principais produtoras globais até 2025. Essa trajetória reflete o compromisso da Volkswagen com a qualidade e a inovação sustentável.

Ao se aventurar no mundo dos veículos elétricos, a Volkswagen tem demonstrado seu compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Seu investimento significativo em carros elétricos e a meta de liderar a produção global desses veículos até 2025 destacam o foco da empresa na criação de soluções de transporte mais ecológicas.

A marca tem buscado equilibrar tradição e modernidade, mantendo sua reputação de qualidade, ao mesmo tempo em que se adapta às demandas emergentes por mobilidade sustentável.

Tags: | | | |