Película transparente para gerar energia solar pode ser colada em qualquer janela e até no visor do seu celular

Película transparente para gerar energia solar pode ser colada em qualquer janela e até no visor do seu celular Fonte: Universidade Estadual de Michigan/Divulgação

Cientistas desenvolvem película transparente capaz de transformar janelas de vidro em painéis solares, gerando energia limpa sem afetar a visibilidade para os moradores de edifícios e casas.

Publicidade

Já imaginou suas janelas gerando energia solar enquanto você desfruta da luz natural e da paisagem? Essa ideia está se tornando realidade graças aos cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles criaram uma película transparente para gerar energia solar, que pode ser inserida em qualquer superfície de vidro, transformando-a em um verdadeiro painel fotovoltaico.

O grupo de pesquisadores liderado por Richard Lunt criou um painel solar de vidro com uma propriedade surpreendente: a transparência. Isso quer dizer que, ao ser colocado nas janelas, o equipamento capta a luz do sol e a converte em eletricidade sem modificar a aparência da casa ou afetar a visão dos moradores.

Publicidade

Película transparente geradora de energia solar pode ter diversas aplicações

A utilidade dessa tecnologia vai além das janelas. A película de vidro transparente também pode ser usado em telefones celulares, no visor, garantindo que a bateria nunca acabe. O potencial e a praticidade dessa inovação são notáveis.

Mas como isso acontece? A explicação está no sistema de captação e armazenamento de energia solar do aparelho. Ele emprega moléculas orgânicas minúsculas desenvolvidas pelo professor Lunt e sua equipe, que conseguem absorver comprimentos de onda específicos e invisíveis da luz solar, convertendo-as em energia elétrica. Essas moléculas podem ser ajustadas para não captar ou emitir luz no espectro visível, tornando-as imperceptíveis ao olhar humano.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Revolução energética em Goiás; conheça o maior projeto de Energia Híbrida do Brasil

No momento, a película transparente para gerar energia solar está na fase de protótipo. Richard Lunt e sua equipe estão buscando formas de viabilizar a venda de forma eficaz e a preços acessíveis no mercado.

Com o crescimento de soluções ecológicas, como as telhas solares da Tesla e o sistema inteligente de energia da Nissan, essa inovação transparente tem potencial para transformar ainda mais o setor de energia solar e trazer benefícios importantes para o meio ambiente e a vida das pessoas.

Publicidade

Impacto ambiental e econômico

O desenvolvimento dessa tecnologia para a geração de energia solar pode ter um impacto significativo no meio ambiente e na economia. À medida que mais pessoas adotarem essa inovação em suas casas e dispositivos móveis, a dependência de combustíveis fósseis diminuirá, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e combatendo as mudanças climáticas. Além disso, os consumidores poderão economizar dinheiro na conta de energia elétrica, já que a energia solar é uma fonte renovável e abundante.

A implementação da película transparente para gerar energia solar em larga escala pode ser um passo fundamental para a construção de cidades mais sustentáveis e autossuficientes. Edifícios e arranha-céus poderiam ter suas fachadas cobertas com receptores solares transparentes, gerando energia limpa e diminuindo a demanda por fontes de energia convencionais. Isso abriria caminho para um futuro mais verde, onde a infraestrutura urbana e as necessidades energéticas são supridas de forma sustentável e eficiente, melhorando a qualidade de vida dos habitantes e preservando o planeta para as futuras gerações.

LEIA TAMBÉM:  Revolução energética em Goiás; conheça o maior projeto de Energia Híbrida do Brasil
Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *